Equipes do Corpo de Bombeiros e Brigadistas tem trabalhado arduamente para combater os incêndios que se alastraram na serra afetando toda a vegetação nativa.
O governo estadual enviou para o local Grupamento Aéreo da PolÃcia Militar da Bahia (GRAER) e aviões Air Tractors para debelar a situação das queimadas. Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar ao Sudoeste Acontece, o combate do dia foi bastante eficaz na área de atuação, porém a extensão do incêndio sugere que serão necessários mais alguns dias de combate até o seu devido controle.
O flanco esquerdo do incêndio segue na direção do municÃpio de Livramento e requer muita atenção. Estão trabalhando nesse combate de incêndio 22 policiais do Corpo de Bombeiros Militar, um helicóptero (GRAER), 08 Brigadistas, 01 motorista (INEMA), 08 Civis (Secretaria do Meio Ambiente), viaturas e Aeronaves empregadas também no combate; 01 Furgão Peugeot – (7° GBM), 01 Renault Duster – (7° GBM), 01 Ford Ranger (INEMA), 01 Ford Ranger (14º GBM), 01 L200 (DAL), 02 Aviões Air Tractors (SEMA) e 01 Helicóptero (GRAER).