Muitos tratamentos contra a dependência em cocaÃna viraram alvos de análises, inclusive uma vacina. Porém, um estudo publicado na revista cientÃfica ACS Central Science, nesta quarta-feira (30), apontou que a ritalina, remédio popularmente conhecido pelo uso em pacientes com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), pode ser um aliado para tratar o vÃcio.
De acordo com a pesquisa, o remédio e a droga têm efeitos parecidos no organismo e, por isso, a ritalina poderia auxiliar no tratamento. Os cientistas da Universidade da VirgÃnia, nos Estados Unidos, constataram que o medicamento atua diretamente nos receptores de dopamina no cérebro, assim como a cocaÃna.
Até o momento, foram realizados apenas testes em animais. Em humanos, ainda não foi encontrada uma dose adequada para o tratamento. Os cientistas encontraram casos que funcionam, e outros que não.
A ciência agora busca desenvolver variações do princÃpio ativo da ritalina para encontrar uma fórmula especÃfica contra o vÃcio da cocaÃna. Uma opção é a inclusão de um anel piridÃnico, um tipo de reagente quÃmico.
O próximo passo será testar a mudança nos medicamentos nos próximos anos para avaliar os impactos e asegurança terapêutica de seu uso. Se comprovada, os pesquisadores acreditam que a produção será barata e poderá se iniciar em larga escala rapidamente.