O presidente da Câmara dos Deputado, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sugeriu, nesta terça-feira (19), que a eleição municipal deste ano, programa para ocorrer em 4 de outubro, deve ser adiada em razão da pandemia do novo coronavÃrus.
De acordo com o jornal O Globo, Maia revelou que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), irá montar um grupo com deputados e senadores na próxima semana para debater o assunto. Porém, a postergação do pleito não deverá compreender a prorrogação de mandato de prefeitos e vereadores.
“Vamos começar a discussão nos próximos dias sobre a data da eleição. O presidente Davi vai construir um grupo junto com a Câmara para que nós possamos discutir a questão da data da eleição, se vamos mantê-la no mesmo dia ou se a decisão do parlamento vai ser modificá-la dentro do próprio mandato, uma outra data. Então seria seria o adiamento da eleição sem prorrogação de mandato. Eu vi ontem, na discussão com os lÃderes, que essa é uma posição de quase unanimidade. A maioria dos parlamentares entende que podemos ter o adiamento, mas não devemos ter a prorrogação de nenhum mandato” disse Maia, de acordo com a publicação.