Em outubro, foram registrados 330 roubos a veículos em Salvador. O número é 33,2% menor do que as 494 ocorrências verificadas no mesmo mês do ano passado, conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (5).
No acumulado de janeiro a outubro, o balanço também aponta queda (15,2%) frente a mesmo intervalo de 2019. A secretaria ressaltou que, no balanço anual, os roubos a veículos têm redução desde 2018 – 13.347 de casos no total daquele ano, ante 13.525 em 2017. Em 2019 houve 11.466 ocorrências.
De acordo com a SSP, o emprego da tecnologia no reconhecimento de placas, acompanhado das ações policiais e de inteligência ocasionaram a redução neste tipo de crime. “Conseguimos alcançar diversos receptadores”, acrescentou o comandante da Operação Apolo, major Elbert Vinhático.
O titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), delegado Gláuber Uchiyama, destacou que a operação Zap Car identificou líderes de uma quadrilha responsável por cerca de 30% dos roubos de veículos na capital baiana e Região Metropolitana.
“Sentimos o efeito no mesmo momento em que identificamos os criminosos e apreendemos 10 celulares. As investigações continuam”, afirmou o delegado. Ocorrida em setembro, a operação contou com equipes da PM e da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).