-------- PUBLICIDADE --------
23 de julho de 2021
Cidades

Secretaria de Saúde de Guanambi desativará o Hospital de Campanha

Foto Sudoeste Acontece

Na última quarta-feira (21), durante entrevista ao na 96 FM, a secretária de saúde de Guanambi, Roberta Mota, informou que o Hospital de Campanha será desativado ainda no mês de julho.

A unidade que começou a funcionar em março deste ano, foi utilizado como um dos hospitais referência para o tratamento da Covid-19, em Guanambi. Além desta Unidade, o poder público municipal disponibiliza o Hospital Municipal e o Pronto Atendimento Covid-19 (PA), para o tratamento da doença.

A implantação da Unidade foi possível após parceria da Prefeitura de Guanambi com o Centro Universitário – UniFG, que disponibilizou o Centro de Saúde da instituição para aumentar os leitos clínicos, visando atender pacientes com Covid-19.

Questionada pela reportagem da emissora, a secretária pontuou que o planejamento é de desativação de leitos, uma vez que eles foram criados exclusivamente para o enfrentamento da Covid-19. “Nós desativaremos os leitos sim, esse é um planejamento já possível para julho. Guanambi já tem várias semanas de ociosidade, são leitos ociosos e que tem um custo alto de manutenção. Então hoje, a gente já trabalha com o planejamento formal de encerramento do Hospital de Campanha da UniFG”.

A secretaria destacou que a gestão precisa trabalhar evitando gastos elevados da receita, quando é possível. “A saúde investiu muito até então, e estamos utilizando recursos próprios para manter os serviços das três unidades funcionando (PA Covid, Hospital Municipal e Hospital de Campanha), e precisamos racionalizar esses recursos, e a saúde precisa avançar em outros âmbitos que a Covid impediu durante esse semestre, exigindo os recursos só para o enfrentamento da doença”, pontuou.

De acordo com balanço feito pelo Portal de Notícias Agência Sertão, pela quinta semana seguida, o município registrou queda nos números da Covid-19. E junho, Guanambi registrou o maior pico de casos e mortes. Agora, o número de casos está estável.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a semana epidemiológica finalizada no último sábado (17) teve acumulado de 165 casos. Foram 12 casos a menos do que na semana anterior, quando foram 177 registros.

O último boletim divulgado pela Prefeitura, o município registrou nesta quarta-feira 22 novos da doença. Já foram contabilizados 10.226 casos confirmados, desde o início da pandemia, 10.018 são considerados curados, 93 ativos e 140 pessoas aguardam o exame RT/PCR.