Na última semana, o Secretário Municipal de Educação, João Nolasco, e o Procurador Municipal, Eric Pires, se reuniram com a Promotora de Justiça, Daniela de Almeida, para apresentarem as ações que estão sendo desenvolvidas pelo setor educacional de Brumado.
Foi apresentado à Promotora um plano de gestão do Núcleo de Atendimento Especializado da Educação, que é responsável pelos atendimentos de estudantes da rede pública de ensino com alguma deficiência ou transtorno. Também foi apresentado o levantamento desses alunos e uma lista com as atuais demandas de atendimentos.
Neste momento, a Secretaria Municipal de Educação está realizando a contratação de mais profissionais nas áreas de: fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional, além de iniciar o atendimento em psiquiatria. Ao total, serviços do Núcleo Especializado serão dobrados para atender as necessidades dos alunos.
Outra ação do setor, é a criação de 05 salas de Atendimento Educacional Especializado, o AEE, que tem o objetivo de eliminar barreiras de aprendizado e encontrar ambientes e formas de ensino adequadas para cada estudante. O AEE é destinado para todos os alunos com deficiência fÃsica, visual, intelectual, auditiva, transtornos do espectro autista (TEA), como também estudantes com altas habilidades / superdotação. Esse Atendimento Educacional Especializado será ofertado nas seguintes escolas municipais: Sheila SpÃnola Barreto, Zilda Neves, Arminda Azevedo, Roberto Santos e Idalina Azevedo. Â
Vale destacar que esse atendimento é individual e realizado no horário oposto ao das aulas do aluno.
A ampliação de profissionais e o investimento em uma educação mais inclusiva e acessÃvel, é mais um compromisso da gestão Educar para Libertar em garantir cuidado e atenção com todos os nossos estudantes.