17 de maio de 2016
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Foto Brumado Acontece
O crescimento das importações de diesel por empresas privadas preocupa o conselho de administração da Petrobras e pode levar a empresa a rever o preço do combustÃvel, que está 46% mais caro do que no mercado internacional. De acordo com dados do balanço divulgado na última quinta-feira (12), a estatal produziu uma média de 824 mil barris por dia no primeiro trimestre deste ano, mas só vendeu no mercado brasileiro 798 mil barris por dia. No perÃodo, o consumo brasileiro foi de 896 mil barris de diesel por dia, de acordo com dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e BiocombustÃveis). Isto é, empresas privadas importaram 98 mil barris por dia, o equivalente a 11% das vendas. As importações são feitas por distribuidoras privadas como Ipiranga e RaÃzen, além de companhias regionais, que garantem melhores margens de lucro em vez de pagar preços mais altos à Petrobras. “Se todo mundo ficar importando, a Petrobras não vai ter mais como vender”, disse o professor da Coppe Segen Estefen, que ocupa uma vaga no conselho da estatal, em evento nesta segunda (16) no Rio. Segundo ele, a empresa entende que o limite para a manutenção do patamar atual de preços é sua capacidade de escoamento da produção própria de combustÃveis. Estefen disse que, em um primeiro momento, a Petrobras analisa alternativas para melhorar suas margens de transporte e logÃstica, chegando aos principais mercados importadores do norte e nordeste com
Mas destacou que a companhia deve “ficar mais atenta” com os impactos dos altos preços em suas vendas. “É uma preocupação.” A concorrência com empresas privadas foi agravada pela retração do consumo interno de diesel, que caiu 6,1% no primeiro trimestre, diante da economia fraca e do desligamento de usinas térmicas. No perÃodo, parte da sobra de diesel foi exportada a preços mais baixos do que o praticado no mercado interno. Em entrevista para detalhar o balanço, o diretor de abastecimento da Petrobras, Jorge Celestino, disse que a companhia aproveitou “oportunidades” para colocar o produto no mercado externo. A estatal vem praticando preços mais altos com o objetivo de recuperar os prejuÃzos causados pela polÃtica de subsÃdios praticada no inÃcio da década, que contribuiu para que a empresa atingisse uma dÃvida de R$ 450 bilhões. A preocupação com o desempenho das vendas gerou rumores de redução dos preços no inÃcio de abril, negados pela direção da companhia.