O Sistema Único de Saúde (SUS) registra 566.923 pessoas esperando para realizar uma cirurgia eletiva. O dado é do Ministério da Saúde e considera apenas os 16 estados e o Distrito Federal cujas secretarias de Saúde enviaram dados atualizados ao Ministério da Saúde. Na Bahia, a fila conta com 78.797 pessoas.
O levantamento da demanda integra o Programa Nacional de Redução de Filas, lançado em janeiro deste ano, que prevê o envio de recursos para os estados acelerarem os procedimentos. Além do governo baiano, o ministério recebeu e aprovou os planos do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.
Na quinta-feira (27), durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), o diretor de programa, Aristides Vitorino De Oliveira Neto, afirmou que o caminho para a redução das filas do SUS “é longo”. A expectativa na esfera federal é a realização de 256.215 cirurgias, o que reduzidira a fila em 45,2%.
“A gente sabe que (a fila) é ainda maior. Existe um esforço para a gente conseguir captar a totalidade desta fila em todo o território nacional, em parceria com os estados e municípios”, disse.”O percurso para que a gente atinja os objetivos é longo, mas a gente está trilhando, asfaltando essa estrada, para que a gente consiga chegar lá”.