Em tempos de crise, quem consegue reinventar hábitos diminui as chances de sufoco. Isso inclui o consumo do gás de cozinha, que sofreu um recente reajuste de 12,2% no valor cobrado pelo botijão. Ciente disso e sempre em busca de facilitar a vida do consumidor, o aplicativo Chama, ferramenta que conecta revendedores de botijões de gás a clientes, elencou uma série de dicas para ajudar a driblar a crise e fazer com que o gás dure mais nos lares brasileiros. Confira:
Atenção com as chamas
Se elas surgirem amareladas ou alaranjadas, é sinal que os bocais não estão funcionando devidamente – o que implica no maior gasto de gás. O ideal é que as chamas sejam azuis.
Use a tampa da panela
O preparo de pratos como macarrão, por exemplo, permite que o cozimento seja feito com o fogo desligado ao usar a tampa. Para isso, basta deixar a água ferver, adicionar a massa, desligar o fogo e tampar.
Forno fechado e cheio
Abrir e fechar a porta do forno muitas vezes é a receita para o desperdÃcio de gás. Tente observar os alimentos utilizando a luz interna e, sempre que possÃvel, asse mais de um alimento ao mesmo tempo.
Janelas fechadas na cozinha
Correntes de ar diminuem a potência das chamas e, assim, aumentam o tempo necessário de cozimento. Por isso, na hora de cozinhar, feche portas e janelas.
Use a panela de pressão
Se a receita permitir, não se acanhe e faça uso da panela de pressão. Além de mais econômica, ela acelera o cozimento e potencializa o tempero dos alimentos.
Corte em pedaços menores
Alimentos cortados em partes pequenas cozinham mais rápido, fazendo com que o gás seja menos utilizado.