Mesmo com assédio do governo do estado, do vice-prefeito, dos Bomfim e do grupo de Fabrício Abrantes, o vereador Rentato Santos (sem partido), venceu a eleição para presidente da Casa Legislativa de Brumado.
O vereador Renato Santos entra para história após ter que vencer duas vezes a mesma eleição. Em 12 de dezembro, do ano passado, o vereador venceu Rei de Domingão (Uniao Brasil), por 8 a 6 votos, tendo uma abstenção.
O vereador Amarildo Bomfim, ex-aliado de Vasconcelos, inconformado com a derrota, entrou na justiça e conseguiu anular o pleito após a vereadora Lia Teixeira fotografar o voto.
A briga nos bastidores teve várias narrativas e a justiça obrigou a presidente interna Verimar Dias (PT), a realizar a eleição sob pena de multa de R$ 50 mil. Durante os dias que antecederam a eleição da câmara teve muita movimentação da oposição e até trocaram o candidato à presidência Rei de Domingão por Verimar Dias, mas mesmo assim eles perderam.
Nesta segunda-feira (6), Santos venceu a eleição 8 a 7 votos. Assim que foi proferido o resultado da eleição, ele se ajoelha e agradece a Deus por mais uma vitória.
Em seu discurso ele também fez questão de agradecer adversários a altura, se referindo aos Bomfim, vice-prefeito e o grupo liderado por Fabrício Abrantes. “Não existe um grande líder sem grandes opositores”. Renato agradeceu aos vereadores da base aliada e a todos aqueles que se empenharam para ganhar a eleição. A posse ocorreu após a lavratura dá Ata.