Depois de conferir os comentários para os filmes “O Grande Ditador”, de Charles Chaplin, e “Ex-Pajé”, de Luiz Bolognesi, os candidatos ao Vestibular Uesb 2020 poderão ter acesso aos vídeos que discutem o longa-metragem brasileiro “Abrigo Nuclear”. As três obras serão cobradas nas provas do processo seletivo e fazem parte do projeto “Cinema: Eis a Questão” do Janela Indiscreta Cine-Vídeo.
Para debater pontos importantes do filme “Abrigo Nuclear”, foram convidados Euclides Mendes e Veruska Anacirema, membros do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da Uesb; e o professor Jornandes Correia, vinculado ao Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (Dcet) da Universidade.
Sobre o filme – Dirigido por Roberto Pires, “Abrigo Nuclear” é uma ficção brasileira lançada em 1981. Em virtude da poluição radioativa da superfície da Terra, a população se vê obrigada a viver em abrigos nucleares subterrâneos, que continuam a utilizar a energia nuclear como fonte energética principal, o que contribui para o aumento desse tipo de poluição.
Um grupo revolucionário prepara um movimento para a recuperação da superfície terrestre com o objetivo de que, num futuro distante, seus descendentes possam abandonar o abrigo nuclear subterrâneo e voltar a viver, como seus antepassados, sobre a superfície terrestre.Confira os vídeos com comentários abaixo: