A Prefeitura de Guanambi limitou o horário de funcionamento de bares e restaurantes no municÃpio. A decisão foi publicada no Diário Oficial, desta sexta-feira (11). A medida tem como objetivo tentar diminuir a circulação do coronavÃrus na cidade. De acordo com o decreto, os estabelecimentos de serviço de alimentação deverão funcionar das 6h até à s 21h. O empreendimento deverá funcionar com no máximo, 50% da sua capacidade de atendimento.
Para delimitação da frequência nos estabelecimentos, o empreendedor deverá estabelecer uma métrica de 6,25m² por pessoa, de acordo com a metragem do espaço destinado ao consumo, até um limite máximo de 50 pessoas simultaneamente. A depender do ambiente em que a atividade estiver sendo desenvolvida, este percentual poderá ser diminuÃdo a critério da Administração Pública Municipal.
Além disso, um decreto e uma portaria publicados no dia 4 de dezembro, no Diário Oficial do MunicÃpio, proibiram a realização de shows ao vivo e som mecânico em bares e restaurantes de Guanambi, até o dia 14 de dezembro. No entanto, o novo decreto prorrogou a suspensão, por tempo indeterminado.
A disposição das mesas e cadeiras deverão garantir, no mÃnimo, o distanciamento de 1,5m, e o estabelecimento deverá garantir a disposição facilitada de lavabos para higienização das mãos ou de recipientes contendo álcool em gel 70% (setenta por cento).
No último decreto, também havia sido determinada a suspensão de todos os eventos sociais de caráter privado. Os públicos já estavam proibidos, agora os privados, como festividades de casamentos, aniversários e outras liturgias sociais que promovem aglomeração estarão suspensas.
As demais medidas mantiveram-se inalteradas com a as duas publicações. Academias, parques mercado e igrejas continuam funcionando baseados nas portarias anteriores.
Mais 31 casos da Covid-19 foram registrados em Guanambi nesta quinta-feira (10). As informações constam no boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde durante a noite. O boletim desta sexta-feira (11), ainda será publicado.
Ao todo, o municÃpio registra 1.848 casos, com 1.612 pacientes considerados recuperados. O número de pessoas com o vÃrus ativo caiu de 249 para 225 em Guanambi. Além disso, onze óbitos de pacientes guanambienses foram confirmados. O último foi registrado na manhã desta quarta-feira (9).
Uma paciente de 83 anos que deu entrada no Pronto Atendimento e foi posteriormente transferida para Vitória da Conquista morreu nesta quinta-feira. Apesar de ter sido incluÃda nos boletins de Guanambi, a mulher é residente em Malhada, onde deve ser contabilizado o óbito.
Agora são oito pacientes internados, cinco em Guanambi e três em Vitória da Conquista. O acumulado da última semana foi de 293 casos, o maior desde o inÃcio da pandemia. Na atual semana, o acumulado é de 260 casos. Além disso, 706 pessoas aguardam o resultado dos exames laboratoriais.
O coronavÃrus já infectou 874 homens (47,3%) e 974 mulheres (52,7%) em Guanambi. São 87 casos em pacientes de 0 a 9 anos, 129 em pacientes de 10 a 19 anos, 448 casos de 20 a 29 anos, 506 casos de 30 a 39 anos, 514 casos de 40 a 59 anos e 164 casos em pacientes com mais de 60 anos. Deste total, 304 apresentam comorbidades.
Confira o boletim completo desta quarta-feira (9): Boletim Guanambi 09.12.2020