A pesquisa “A cara da democracia”, realizada pelo Instituto da Democracia (INCT/IDDC), e publicada no Jornal O Globo, mostra quais são as plataformas preferidas dos brasileiros para consumir informações sobre política nas redes sociais.
O Facebook lidera nas respostas dos entrevistados, com 33%. Em seguida aparecem o Instagram, com 16% das escolhas, Youtube (12%) e Whatsapp (10%), empatados no limite da margem de erro.
Já o Twitter, amplamente usado por políticos e outras autoridades, além de meios de veículos de comunicação, acumula somente 3% das citações, ligeiramente à frente do TikTok e Telegram.
No cenário geral, 22% disseram ter nas redes sociais seu principal meio de informação sobre política — atrás apenas do noticiário de televisão, que acumula 38% das preferências.
O levantamento apontou ainda que a quantidade de pessoas que citou ter preferência por consumir informações sobre política em alguma das redes sociais apresentadas soma 76% dos entrevistados (a pergunta de múltipla escolha só permitia uma resposta).
Dentre estes entrevistados, 63% citaram ainda ter ao menos uma segunda rede preferida para este fim. Enquanto isso, 21% disseram não ter redes sociais ou não usá-las de modo algum para se informar sobre política.
A pesquisa “A cara da democracia” foi feita pelo Instituto da Democracia (INCT/IDDC), com 2.538 entrevistas presenciais em 201 cidades. A margem de erro total é de 1,9 ponto percentual a nível nacional, e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa reúne as universidades UFMG, Unicamp, UnB e Uerj, com financiamento de CNPq e Fapemig, e está registrada no TSE (BR-08051/2022).