O presidente Jair Bolsonaro (PL) avançou entre o eleitor tucano na pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (29). Saiu de 39% para 52% entre aqueles que declaram o PSDB como o partido de preferência.
O crescimento é um pouco acima da margem de erro para este grupo, que é de 11 pontos percentuais. A amostra anterior foi coletada entre os dias 20 e 22 de setembro.
O PSDB está na coligação da candidata Simone Tebet (MDB) e indicou a vice, a senadora Mara Gabrilli. Na última semana, petistas fizeram uma ofensiva pelo voto útil de tucanos históricos e conseguiram apoios como os do ex-secretário de Justiça do governo de Mário Covas, Belisário dos Santos Jr.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu o voto em defesa das instituições, o que foi lido como apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os petistas.
Apesar dos esforços, Lula aparece como voto de 20% dos eleitores tucanos. No levantamento anterior, era de 24%.
A três dias das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida com 50% dos votos válidos, o que mantém aberta a possibilidade de vencer já no primeiro turno. Em busca da reeleição, Jair Bolsonaro (PL) tem 36%, seguido por Ciro Gomes (PDT), com 6%, e Simone Tebet (MDB), com 5%.