O clima das eleições municipais estão a todo vapor em Guanambi. O prefeito Nilo Coelho (UB), deve sofrer pedido de afastamento do cargo. Ações populares vão ser movidas tanto na Vara CÃvel quanto no Ministério Público Federal (MPF), pedindo o afastamento do gestor municipal.
No documento, os argumentos são que Nilo estar incapacitado de administrar o municÃpio por problemas de saúde fÃsica e mental. Coelho tem 80 anos. Conforme a ação, o prefeito vem apresentado sinais de confusão mental e estado de saúde debilitado, comprometendo a capacidade civil e a validade dos atos exercidos no cargo.
De acordo com a ação, populares se baseiam em declarações de secretários, membros e ex-membros da administração municipal. Os relatos são episódios públicos de desorientação e que Coelho raramente despacha no gabinete e seria usado como marionete por outras pessoas.
O documento pede que a justiça determine o afastamento imediato de Nilo Coelho e nomeie interventor judicial para administrar o municÃpio enquanto são investigadas as acusações.
Nilo Coelho foi prefeito quatro vezes do municÃpio, deputado e governador da Bahia. O empresário é uma liderança forte do partido (União Brasil). Aliado do gestor acreditam que a ação é para desgastar a imagem do gestor e tumultuar e confundir o processo polÃtico de 2024.