• Início
  • ››
  • Justiça
  • ››
  • Ataque hacker bloqueou base de dados do STJ e paralisou totalmente os trabalhos no tribunal
-------- PUBLICIDADE --------
5 de novembro de 2020
Justiça

Ataque hacker bloqueou base de dados do STJ e paralisou totalmente os trabalhos no tribunal

Foto: Reprodução

O ataque hacker realizado na última terça (3) ao sistema do Superior Tribunal de Justiça (STJ) bloqueou a base de dados dos processos em andamento no tribunal e paralisou totalmente os trabalhos. O presidente do STJ, Humberto Martins, baixou uma resolução suspendendo as atividades pelo menos até o próximo dia 9 e solicitou a abertura de investigação da PF sobre o assunto.

A Polícia Federal e o setor de informática do STJ ainda analisam a extensão do ataque e de que forma poderão contornar o problema. Segundo o jornal O Globo, ministros do tribunal afirmaram que a situação é considerada “muito grave” internamente.

Outros dois sistemas oficiais foram atingidos hoje (5): do Ministério da Saúde e da Secretaria de Economia do Distrito Federal. Não se sabe ainda se há relação com o ataque ao STJ.

No caso do Ministério da Saúde, os funcionários estão sem acesso a internet, linhas de telefone fixo e e-mails corporativos. A pasta não fala em ataque cibernético e diz que a causa ainda está sendo averiguada pela equipe técnica do Departamento de Informática do SUS (Datasus). Já a Secretaria de Economia do DF informou que houve uma “tentativa de ataque de hackers” e, por isso, “tirou todos os servidores do ar”