• Início
  • ››
  • Bahia
  • ››
  • Bahia mantém liderança na geração de energia por fonte renováveis
-------- PUBLICIDADE --------
19 de fevereiro de 2021
Bahia

Bahia mantém liderança na geração de energia por fonte renováveis

Foto Sudoeste Acontece

Na dianteira tanto na fonte eólica (29,5% do total nacional) como na fonte solar (32%), a Bahia foi o líder em energia renovável no Brasil. Os dados constam do Informe Executivo de Energias Renováveis de dezembro, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). É o segundo ano consecutivo que a Bahia fecha na primeira posição. São 185 parque eólicos em funcionamento, distribuídos por 20 municípios, e 29 parques fotovoltaiícos em operação.

Esta estrutura resultou, segundo a publicação da SDE, em uma geração de energia de 16,4 Terawatts/hora (TW/h) e 1,8 TW/h, respectivamente. O terawatt equivale a mil gigawatts ou 1 milhão de megawatts. “Estamos, como Governo do Estado, prontos para oferecer apoio institucional para licenciamento ambiental e regularização de áreas. As energias renováveis proporcionam a redução das desigualdades sociais nos municípios, em especial no semiárido, contribuindo com o ICMS das cidades, além de gerar emprego e renda para o povo baiano”, afirma o vice-governador e secretário da SDE, João Leão.

Para o futuro, segundo a SDE, o estado abriga 126 parques eólicos em implantação ou construção prestes a se iniciar. Juntos, estes empreendimentos têm capacidade instalada de 3,6 GW e devem injetar R$ 13 bilhões no estado até 2026. Também vão gerar 54,6 mil empregos diretos e indiretos. Com as novas usinas, a Bahia pode alcançar 8,2 GW de potência instalada em eólica.

Na área solar, são 60 parques fotovoltaícos em implantação e que devem entrar em operação até 2026. Os projetos somam um investimento de R$ 8,1 bilhões. A previsão é que eles incluam na rede elétrica 2,2 MW, fazendo a Bahia alcançar 2,9 MW de capacidade instalada.