-------- PUBLICIDADE --------
10 de novembro de 2021
Brumado

Bolsa Família: Brumado tem quase seis mil famílias beneficiadas no programa

Da Redação

Foto Sudoeste Acontece

O programa do Governo Federal, busca garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde. A partir da última segunda-feira (08), por meio de Medida Provisória, o Programa Bolsa Família foi substituído pelo “Auxílio Brasil”.

No momento da transição dos programas, todos os beneficiários do Bolsa Família receberão os valores reajustados automaticamente. Brumado teve 5.990 famílias beneficiárias no programa mês de outubro, sendo 18.366 pessoas diretamente beneficiadas pelo Programa. Dentre essas famílias, 90,0 % dos responsáveis familiares (RF) eram do sexo feminino.

O Programa prevê o pagamento dos benefícios financeiros preferencialmente à mulher. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da autonomia feminina tanto no espaço familiar como em suas comunidades. O IBGE estima que aproximadamente 27% da população total do município, abrangendo 4.178 famílias que, sem o programa, estariam em condição de extrema pobreza.

A cobertura do programa foi de 81 % em relação à estimativa de famílias pobres no município no mês de outubro. Segundo a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), o município está próximo da meta de atendimento do programa.

O foco da gestão municipal deve ser na manutenção da atualização cadastral dos beneficiários. Desta forma, evita que as famílias que ainda precisam do benefício tenham o pagamento interrompido.

A gestão também deve realizar ações de Busca Ativa para localizar famílias que estão no perfil do programa e ainda não foram cadastradas. Nesse mesmo mês, foram transferidos R$ 175.793,00 às famílias do Programa no seu município, e o benefício médio repassado foi de R$ 29,35 por família.