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23 de agosto de 2019
Brumado

Brumado: 22 alunos da Rede Municipal são recebem premiação Espataxim 2018/2019

Foto: Divulgação

A escola tem a função de “dar asas” ao imaginário infanto-juvenil e incentivar a criatividade dos alunos. As escolas da Rede Municipal de Brumado, apor meio da Secretaria Municipal de Educação, cumpre esse papel através do estímulo à participação em concursos e projetos reconhecidos nacionalmente. Um deles é o Concurso Nacional Literário Infantil – Espantaxim e o Castelinho Mágico, que tem por objetivo fomentar a capacidade escritora das crianças de todo o Brasil. O Prêmio Espantaxim promove a produção de textos em um ano e no ano seguinte realiza a premiação dos alunos participantes selecionados na faixa etária de 7 a 12 anos, nas categorias mensagem, poema e redação.

Foto: Divulgação

Em 2018, o tema proposto “Futuro, visão para um mundo melhor” desafiou os alunos a embarcarem em uma incrível máquina do tempo, chegar em 2050 e imaginarem como estará o mundo com os potenciais avanços tecnológicos. Nessa oportunidade, foi possível também externarem a visão que têm para o futuro. A coordenação do concurso recebeu, em 2018, 3.393 textos, entre mensagens, redações e poemas, de crianças de 96 escolas de 14 Estados brasileiros. Dos 230 premiados em todo o Brasil, 22 foram de alunos das escolas da Rede Municipal de Brumado, cujos textos compõem uma antologia com os três gêneros admitidos pelo concurso.

Foto: Divulgação

A solenidade de premiação dos alunos selecionados ocorreu no último (21), na sala de treinamento da Prefeitura Municipal. Estiveram presentes o Prefeito Municipal Eduardo Lima Vasconcelos, a Secretária de Educação Ednéia dos Santos Ataíde, o vereador José Carlos de Jonas, as Coordenadoras da SEMEC, equipes diretivas e professores das escolas dos alunos selecionados, além dos familiares das crianças. O evento foi marcado pela beleza das produções dos pequenos autores, nas quais foi evidenciada a capacidade escritora mesmos, ao abordarem a visão que têm para o futuro, bem como, a importância de fortalecer o trabalho pedagógico para que outras crianças também tenham a oportunidade do reconhecimento de suas produções.