• Início
  • ››
  • Brumado
  • ››
  • Brumado: CEJUSC é aprovado para apresentar em Congresso Internacional sobre Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras
-------- PUBLICIDADE --------
19 de junho de 2018
Brumado

Brumado: CEJUSC é aprovado para apresentar em Congresso Internacional sobre Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras

Foto Rede Acontece

Na coordenação do juiz titular da Vara de Sistema dos Juizados Especiais de Brumado, Rodrigo Souza Britto, o Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC), quem tem cerca de 07 meses de instalado no município, o CEJUSC vem galgando sucesso através de uma equipe comprometida com a aprendizagem entre sujeitos a partir dos diálogos nos Círculos de Construção de Paz. O trabalho de justiça restaurativa, realizado pelo Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC), nas escolas de Brumado foi aprovado como prática inovadora na área de educação e será apresentado no Congresso Internacional sobre Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras (CIPAII).

O CIPAII assume como tema neste ano: “a tessitura dos saberes para inteireza do ser em tempos de crise”. Fundamentado em novos olhares para a educação, este evento tem como intuito socializar pesquisas, relatos de experiência e ampliar as discussões a partir dos princípios e pensamentos complexos, ecossistêmicos, interdisciplinares e transdisciplinares. Buscar-se-á provocar e difundir um amplo diálogo acerca da produção do conhecimento sobre inclusão, não-violência, formação de professores, novas tecnologias e metodologias, educação infantil e políticas públicas que contribuam com a educação em suas diversas dimensões; fomentando a religação de práticas, saberes e seres. O evento tem em seus fundamentos os novos olhares para uma educação inovadora, reflexiva, emancipatória, autônoma e humanizadora. É organizado em parceria com várias Universidades Públicas, como a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Num contexto internacional, a organização do evento conta com a participação de estudantes e profissionais da educação básica e superior, incluindo pesquisadores das áreas de educação inclusiva, formação de professores, novas tecnologias e metodologias da educação, educação para a paz, políticas públicas e educação infantil, entre outros. Com vistas a transpor os muros entre a universidade e a escola, a fomentar a articulação entre teoria e prática, intenciona-se contribuir para melhorar a qualidade da educação por meio de diálogos sobre ações, saberes, princípios e valores necessários à fomentação da ciência e à construção de práticas de aprendizagem que alimentem a inteireza pessoal e social e, em decorrência disso, o desenvolvimento da cidadania planetária (MORAES, 2016).

O artigo construído pelo CEJUSC-Brumado foi inscrito no eixo temático “Educação para a paz e não violência”. Ele tem como título “Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC): A aprendizagem entre sujeitos a partir dos diálogos nos Círculos de Construção de Paz” e se configura como um relato de experiência das ações conduzidas neste município a partir do CEJUSC. Estas ações estão crescendo em importância e valor em vários setores da sociedade brasileira, apresentando Brumado como um município que se encontra na vanguarda das ações para prevenção da violência e harmonização das relações na vida em sociedade. Tudo isso em um espaço em que a participação deste serviço propiciaria ao município uma ampla visibilidade nacional e internacional, mais especial ainda, por ser um evento que conta com a participação de pesquisadores sérios provenientes de instituições renomadas no mundo acadêmico.