• Início
  • ››
  • Caculé
  • ››
  • Cidades
  • ››
  • Polícia
  • ››
  • Caculé: Suposto envenenamento teria sido a causa da morte de animais domésticos, defende ONG
-------- PUBLICIDADE --------
22 de julho de 2020
Caculé

Caculé: Suposto envenenamento teria sido a causa da morte de animais domésticos, defende ONG

Foto Sudoeste Acontece

Mais denúncias, de supostos envenenamentos de animais domésticos em Caculé, têm sido feitas por integrantes da ONG S.O.S 4Patas, que atua na proteção de animais de rua. De acordo com representantes do órgão, na última semana a ONG recebeu várias mensagens relatando casos de envenenamento de cães e gatos em diversos pontos da cidade. Casos semelhantes vêm ocorrendo com frequência em Caculé e gerado preocupação, tanto nos donos de animais, quanto nos membros da ONG que luta na defesa dos pets. 

O último caso foi de um filhote de cachorro que 4Patas tinha acabado de doar. De acordo com os adotantes do animal, o veneno teria sido jogado no quintal da casa. “Esse filhote conseguimos salvar com carvão ativado e ela está se recuperando.” Disse um representante da S.O.S 4Patas. Mas, infelizmente, o mesmo não aconteceu com um cachorro que foi supostamente envenenado e morreu. Por questões técnicas, segundo a ONG, não foi possível realizar a necropsia no animal para confirmar se realmente a morte foi causada por envenenamento. 

De acordo com a ONG S.O.S 4Patas, os próximos animais que apresentarem morte suspeita serão submetidos a testes toxicológicos para que se possa confirmar (ou não) as suspeitas de envenenamento, para que assim, se tome as providências legais. De acordo com a advogada Marta Oliveira Marques, ouvida pelo Informe Cidade, “o ato de envenenar animais é tipificado como crime ambiental, conforme previsto Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605/98) no artigo 32.  A pena para quem praticar o crime é de 3 meses a 1 ano de detenção além de multa, podendo ser aumentado 1/6 a 1/3 em caso de morte do animal.” Destaca a advogada. 

Em casos de suspeita de envenenamento de animais domésticos (cães e gatos), a orientação é para que as pessoas entrem em contato com um veterinário, com urgência, e notifique ONG pelo Instagram @4patascle ou no WhatsApp (77) 98120-1437. 


Tags: