-------- PUBLICIDADE --------
2 de agosto de 2022
Cidades

Conquista: Polícia Federal deflagra operação Não seja um Laranja

Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (02), com apoio e participação das Polícias Civis do Distrito Federal e São Paulo, a Operação Não seja um Laranja. O objetivo é a desarticulação de esquemas criminosos organizados voltados para a prática de fraudes em contas eletrônicas mantidas em diversas instituições bancárias do País.

Estão sendo cumpridos quarenta e três mandados de busca e apreensão em 13 Estados e no Distrito Federal. O montante de fraudes bancárias eletrônicas investigadas totaliza dezoito milhões, cento e cinquenta e oito mil, duzentos e vinte e um reais e 90 centavos).

A ação é resultado de mais uma iniciativa da Força-Tarefa Tentáculos, instituída pela Polícia Federal para a repressão a fraudes bancárias eletrônicas, a qual envolve esforço cooperativo e integração com as Polícias Civis e as instituições bancárias, por meio da FEBRABAN.

Destaca-se o apoio operacional da Unidade Especial de Investigação a Crimes Cibernéticos, a qual iniciou as atividades recentemente e já tem participação em sua segunda operação de grande porte.

Nos últimos anos, a Polícia Federal detectou um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, para os quais “emprestam” suas contas bancárias, mediante pagamento. Este “lucro fácil”, com a cessão das contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam uma infinidade de cidadãos. Tais pessoas são conhecidas, no jargão policial, como “Laranjas”.

Na região de Vitória da Conquista estão sendo cumpridos dois Mandados de Busca e Apreensão e seis Medidas Cautelares Diversas da Prisão.