A ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia) aprovou na manhã desta quinta-feira (27), por unanimidade, o projeto que cria a Bahiainsulina (Companhia Baiana de Insulina), destinada a produzir, fornecer e distribuir formulações insulínicas, além de insumos farmacêuticos ativos e inativos para o tratamento do diabetes. A votação ocorreu por meio de sessão virtual.
Concebida como uma sociedade de economia mista, a nova estatal será vinculada à Sesab (Secretaria estadual da Saúde), com sede em Simões Filho, e atuará como braço fabril da Bahiafarma.
Segundo o governo Rui Costa (PT), autor da iniciativa, o complexo deve ampliar e potencializar a indústria de produção de insulina em âmbito nacional, atendendo tanto as redes de saúde públicas quanto privadas.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, a Bahiainsulina será o primeiro equipamento público a produzir insulina no país.
“Hoje o Brasil deu um grande passo na consolidação de um complexo industrial da saúde, através da criação da Companhia Baiana de Insulina. Irá ser responsável pela produção da insulina no Hemisfério Sul do planeta. É a primeira fábrica de insulina abaixo do Equador. Representará a independência da humanidade de um pequeno grupo de empresas que controlam a produção de insulina no mundo”, comemora Vilas-Boas.