-------- PUBLICIDADE --------
28 de agosto de 2020
Brumado

Eleições 2020: setembro define os candidatos a prefeito, vice e vereadores em Brumado

Foto Sudoeste Acontece

Os partidos políticos terão prazo final para registro de candidatos vai até 26 de setembro, momento em que os brumadenses saberão de fato quem são os candidatos a prefeito, vice e vereadores nesse pleito 2020. A Emenda Constitucional (EC) nº 107/2020, promulgada pelo Congresso Nacional no dia 2 de julho, adiou o primeiro e o segundo turno das Eleições Municipais deste ano, respectivamente, para os dias 15 e 29 de novembro, em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus.  

Com a prorrogação do pleito, também foram fixadas novas datas para outras fases do processo eleitoral de 2020, entre elas a de registro dos candidatos escolhidos em convenções partidárias. O prazo final para a apresentação do pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral, inicialmente definido para 15 de agosto, passou para o dia 26 de setembro. 

 No momento Brumado conta com 8 pré-candidatos a prefeito, Dr. Alessandro Lobo, Dr. Aurino Rocha, Radialista Emanuel Araújo, Empresário Fabrício Abrantes, Dr. Geraldo Azevedo, Vereador Jose Ribeiro Neves, e o atual prefeito Eduardo Lima Vasconcelos que concorrerá à reeleição. Mas só após o dia 26 de setembro os brumadenses conhecerão de fato os nomes dos candidatos.

Para ser candidato, a Constituição Federal exige do cidadão a nacionalidade brasileira, o pleno exercício dos direitos políticos, o alistamento eleitoral, o domicílio eleitoral na respectiva circunscrição, a filiação partidária – portanto, as candidaturas avulsas estão proibidas – e a idade mínima fixada para o cargo eletivo almejado. 

Para concorrer a cargos de prefeito ou vice-prefeito, o candidato precisa ter 21 anos e, para disputar uma vaga de vereador, deve ter 18 anos. A idade mínima para ocupar o cargo é verificada tendo como referência a data da posse. Além disso, para concorrer, o postulante a um cargo eletivo precisa estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, não pode ser devedor de multa eleitoral. Brumado deverá contar com mais de 180 pré-candidatos a vereador. Â