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26 de outubro de 2022
Brasil

Eleições 2022: Campanha de Bolsonaro apresenta provas sobre irregularidades em rádios

Foto Sudoeste Acontece

Nesta terça-feira (25), a assessoria de Jair Bolsonaro (PL), apresentou provas de irregularidades na veiculação de propagandas eleitorais em rádios. A campanha do presidente aponta em auditoria que Bolsonaro foi prejudicado nas inserções de propagandas eleitorais em rádios no norte e nordeste. 

Advogados da campanha do presidente solicita ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a suspensão imediata da propaganda de rádio do candidato adversário em todo o território nacional. A ação tem 35 páginas e traz fatos e indícios amostrais referentes à desproporção de inserções em rádio entre as candidaturas presidenciais entre os dias 7 e 14 de outubro. A auditoria foi feita pela empresa Audiency Brasil Tecnologia, registrada sobre o CNPJ 37.979.367/0001-09”.  

O aditamento da ação tem 35 páginas e traz, de acordo com os advogados da campanha, “fatos e indícios amostrais referentes à substancial desproporção de inserções em rádio entre as candidaturas presidenciais, no segundo turno, nas Regiões Norte e Nordeste, entre os dias 7 e 14 de outubro”.

Conforme a campanha de Bolsonaro, a auditoria foi feita pela empresa Audiency Brasil Tecnologia, registrada sobre o CNPJ 37.979.367/0001-09”. “Trata-se de empresa devidamente contratada pela campanha, com observância rigorosa de todos os requisitos legais envolvidos e plenamente habilitada para a análise técnica levada a efeito, que possui, no seu objeto social, que acompanha a presente petição”, diz a ação.

“Para que se aquilate a gravidade da irregularidade noticiada, a título exemplificativo, pôde-se comprovar, em pequena amostragem de oito rádios (nominalmente referidas), em apenas uma semana, significativa discrepância de 730 inserções, em desfavor da campanha do candidato peticionário”, afirma a defesa de Bolsonaro na ação.

A campanha do candidato à reeleição apresenta dados que mostram que, em um único dia, em uma rádio no Recife, foram feitas 55 inserções do candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, em detrimento às de Bolsonaro.

“Como visto, a empresa detalha, com objetividade, a metodologia utilizada para a realização do estudo técnico apresentado, que, com a mais respeitosa vênia, se apresenta sério, robusto e capaz de lastrear, com segurança e cientificidade, uma decisão da Corte acerca do pedido apresentado”, afirma a campanha de Bolsonaro.