18 de março de 2016
Sem categoria
Imagem Divulgação Embasa
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), em parceria com as secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social e Cidadania de Brumado, promoveu, nos dias 09 e 10 de março, dois importantes encontros com funcionários municipais. As atividades são partes do cronograma de ações externas estabelecidas pelo projeto Com + Água, recentemente implantado com o objetivo de propor novos conceitos com relação ao consumo consciente de água e redução das perdas no sistema de abastecimento da cidade. Na reunião com os funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Irmã Dulce foram abordados temas ligados ao saneamento básico, consumo racional de água, tratamento e controle de qualidade da água.
Imagem Divulgação Embasa
Com o intuito de convidar a população para integrar as discussões e os caminhos a serem traçados pelo projeto, a assistente social da Embasa, Maísa Neves, explicou a metodologia de funcionamento, distinguiu os termos que serão comumente utilizados como perdas reais (vazamentos visíveis aos olhos) e aparentes (combate a fraudes e ligações irregulares), assim como ressaltou a importância da mobilização social para o controle dessas perdas e eficientização do uso de energia elétrica. A parceria firmada com a secretaria garante a realização de um ciclo de palestras educativas e oficinas nos CRAS da cidade visando a formação da comissão de usuários que acompanhará o projeto. Após palestra proferida pelo técnico da Supervisão Regional de Tratamento, Marcelo Maia, os agentes comunitários de saúde (ACS), agentes de endemias (AE’s), membros da Vigilância Sanitária e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde visitaram a Estação de Tratamento (ETA) e conheceram os procedimentos utilizados no processo de tratamento e controle de qualidade da água fornecida pela Embasa no município.
Imagem Divulgação Embasa
O evento foi uma oportunidade que os profissionais tiveram para esclarecer diversas dúvidas e desmistificar informações improcedentes. De acordo com Maísa Neves, os encontros “foram atividades extremamente positivas, principalmente por alcançar um público especial, que são os trabalhadores da área de saúde e social, que se tornarão multiplicadores da boa informação, bem como apresentar o projeto Com + Água e levar ao conhecimento da população brumadense as ações desenvolvidas pela Embasa”, comentou.