-------- PUBLICIDADE --------
26 de abril de 2023
Brumado

Justiça derruba perfil que fazia fofoca e praticava crimes contra honra de estudantes em Brumado

Por Washington Tiago

A Polícia Civil investigava a prática, desde o terceiro dia do mês de dezembro de 2022, quando tomou conhecimento dos fatos. De acordo com a polícia, os perfis no Instagram eram usados para fazer fofocas e praticar crimes contra a honra de diversos estudantes das escolas de Brumado. 

Sem medo de serem identificados, o perfil publicou no story “Então sr. Delegado e toda polícia de merda dessa cidade”. Os administradores da página praticaram crime de difamação contra funcionário público no exercício de suas funções.  

No dia 16 do mês passado, uma equipe de investigadores da Polícia Civil, coordenada pelo delegado titular, Paulo Henrique de Oliveira, cumpriu mandado de busca e apreensãono no Bairro Olhos D’água. Em decorrência dessa mandado, foram identificados alguns dos responsáveis pela criação daquele perfil.   

O delegado dando continuidade nas investigações, na última segunda-feira (24), mais dois perfis com as mesmas finalidades foram removidos e bloqueados por ordem judicial. Paulo Henrique disse que “identificou-se que esses perfis são, na sua totalidade, alimentados por ódio e fofocas anônimas repassadas pelos próprios estudantes e menores de idade que, cedo ou tarde, acabam virando vítimas e são expostas nas redes sociais”. 

Vale ressaltar que, como em qualquer crime, os delitos praticados em ambiente virtual deixam vestígios e o autor pode ser identificado pela polícia. O delegado ainda frisa que “é de fundamental importância que os pais e responsáveis monitorem o que seus filhos fazem no mundo virtual”. 

Qualquer vítima desses perfis pode procurar a Delegacia de Polícia Civil, e caso seja identificado o responsável, até entrar na justiça para ação reparatória por danos morais.