A 90ª Zona Eleitoral registrou 41.055 votos em Brumado. De acordo com o juiz Antônio Carlos do Espirito Santo, responsável pela Comarca que abrange os municípios de Aracatu e Malhada de Pedras, não houve nenhuma alteração grave.
“No geral, foi uma eleição tranquila. Alguns probleminhas, mas, normal, nada além do que era previsto numa eleição. Tivemos um problema que foi de âmbito nacional, quantidade grande de pessoas, fila de espera, muita gente esperando. Apesar de a gente prever, de certa forma isso não é adequado no meu entendimento. Acredito que no segundo turno não vai ter esse problema. Na verdade, a gente só vai votar para governador e presidente,” ponderou Espirito Santo.
A última pessoa a votar na Comarca, votou por volta das 21h. Isso ocorreu no município de Aracatu. Algumas urnas eletrônicas apresentaram problemas técnicos, mas a equipe da 90ª Zona Eleitoral estava de prontidão com suporte técnico adequado e prontos, caso fosse necessário usar o modo manual.
Sobre a demora nas filas, o Magistrado disse que “Na verdade, essa a parte de melhoramento da eleição é uma parte superior. Eu apenas posso opinar, sugerir que seja feita uma conscientização em relação ao próprio voto. Esclarecer para a população a ordem de votação. Pude presenciar que muita gente não sabia a ordem de votação. Que começava por deputado federal, muita gente teve dificuldade de votar. Dificuldade de entender o procedimento da urna eletrônica”.
Antônio Carlos ainda salientou que “Talvez se a gente fazer campanha de treinamento anterior as eleições, a população, principalmente a mais simples, pudesse ir ao cartório ou outro lugar para treinar. Para quando chegar a hora de votar, não ter essa dificuldade. Acredito também que vale apena a criação de novas seções”.
No dia 30 deste mês, o eleitor voltará as urnas para eleger o governador do Estado o próximo o Presidente da República. A expectativa que a votação ocorra com mais agilidade, uma vez que o eleitor só votará em dois candidatos.