-------- PUBLICIDADE --------
12 de agosto de 2021
Cidades

Livramento: Conselho Federal de Administração avalia como primeiro da Bahia no índice de Governança Municipal

Redaçãor

Foto Sudoeste Acontece

Lançado em 2016, o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) foi criado com o intuito de auxiliar gestores públicos a entender, através de dados consolidados, quais seriam as possíveis oportunidades de melhorias em seu Município. A estrutura do IGM/CFA é baseada na análise de dados brutos chamadas de Variáveis, cuja média serve de base para a criação dos Indicadores. As médias dos indicadores criam as Dimensões e a média das dimensões criam a nota geral do IGM/CFA. 

O IGM-CFA, está disponível para consulta em dois formatos: consulta via website e baixando uma planilha em formato Excel, disponível no ambiente do Acesso Exclusivo. 

O IGM-CFA é calculado com base nas três dimensões. Cada indicador contribui para formar a nota geral, ou seja, o município que consegue gerir suas finanças com base nas regras de boa gestão fiscal aplica as ferramentas de gestão com intuito de fortalecer o planejamento e a excelência nos processos e por fim faz boas entregas à sociedade, alcança uma boa nota no IGM-CFA. O IGM-CFA foi construído com base em uma cadeia de valor cujo objetivo final é a entrega de bens e serviços à população.

Logo, a primeira dimensão é Finanças, pois trata da gestão fiscal dos recursos financeiros; em seguida temos Gestão, que trata de ferramentas e ações que facilitam o controle e planejamento dos recursos; e por último Desempenho, que mostra a entrega efetiva à sociedade. Para evitar distorções nos resultados, foi agrupado os 5.570 municípios brasileiros em 8 grupos com características socioeconômicas similares. A classificação utiliza os parâmetros de porte e renda per capita.

Dessa forma, podemos comparar cidades que têm desafios e oportunidades semelhantes. O município de Livramento foi avaliado no Grupo 3 com municípios de 20.001 a 50 mil habitantes e PIB Per Capita até R$15.463, sendo que na Bahia ficou em 1º (primeiro) colocado e no Brasil em 61º (sexagésimo primeiro) colocado.

Em 2019, o municipío conquistou o primeiro lugar em Gestão Municipal e a segunda colocação na Bahia no Índice CFA de Governança Municipal (IGM) entre 80 e 100 municípios com mais de 50 mil habitantes e PIB per capita (renda do município por moradores) de até R$ 14.600.