-------- PUBLICIDADE --------
15 de novembro de 2022
Bahia

MST cumpre promessa e invade fazendas na Bahia 

Por Washington Tiago

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) invadiu duas fazendas neste fim de semana. As invasões ocorreram na Chapada Diamantina, na Bahia. 

No sábado, cem famílias invadiram a Fazenda Gentil, no município de Maracás, a 350 quilômetros de Salvador. Já no domingo, o movimento com 150 famílias invadiram a Fazenda Redenção, a 320 quilômetros da capital, nos municípios de Planaltino e Irajuba. 

De acordo com o movimento, as áreas invadidas pertencem a empresa Ferbasa que faliu e abandonou o território, destinado à monocultura de eucalipto. O movimento avisou que, com a vitória de Lula nas eleições, voltaria a ocupar terras, como no passado. 

Uma decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), protege as invasões. Conforme a decisão, foi imposto restrições à reintegração de posse. Para expulsar invasores, agora não basta mais uma decisão judicial. Os tribunais terão de instalar comissões de conflitos agrários, com a presença do Ministério Público e das defensorias públicas.Â