A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) vai entregar nesta terça-feira (26), às 14h30, ao presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes (PSD), o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso dos respiradores. A entrega do requerimento vai contar com a presença do líder do bloco oposicionista, deputado Sandro Régis (União Brasil), além de outros parlamentares integrantes da bancada.
A CPI na Bahia, segundo nota encaminhada à imprensa pela oposição, dará continuidade às investigações já iniciadas pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Os equipamentos foram adquiridos pelo Consórcio Nordeste, à época presidido pelo governador da Bahia, Rui Costa. O pagamento foi feito antecipadamente, mas os respiradores nunca foram entregues. O caso vai completar dois anos no próximo mês ainda sem esclarecimentos, ressalta a oposição, na mesma nota.
Resposta
O deputado federal Paulo Azi, presidente estadual do União Brasil, respondeu nesta terça-feira (26) a declaração do governador Rui Costa (PT) sobre a operação da Polícia Federal para apurar a compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste e disse que quem está ansiosa por respostas é a população.
“Quem esta ansiosa é a população, porque agora que a Polícia Federal entrou no caso pode ter resposta nesse ato escandaloso e que teve repercussão nacional. Já se passaram dois anos sem esclarecimentos”, disse.