• Início
  • ››
  • Bahia
  • ››
  • Política
  • ››
  • Pioneirismo do Consórcio Nordeste atrai atenção de empresas europeias
-------- PUBLICIDADE --------
25 de novembro de 2019
Bahia

Pioneirismo do Consórcio Nordeste atrai atenção de empresas europeias

Foto Divulgação

A missão internacional do Consórcio Nordeste apresentou à Europa na última semana, as oportunidades de investimento na região para empresas da França, Itália e Alemanha. Participaram da missão na Europa os governadores Rui Costa (Bahia), Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Maranhão e o superintendente de Parcerias Público Privadas de Sergipe, Oliveira Junior.

Com encontros realizados em Paris, Roma e Berlim, entre segunda (18) e sexta-feira (22), a união dos nove estados chamou a atenção dos empresários e autoridades governamentais para o potencial do Nordeste, um mercado de 57 milhões de consumidores.

O projeto tem como objetivo fortalecer as relações de cooperação, ampliar o fluxo de negócios com investidores europeus e gerar emprego e renda.

Na passagem pelas três capitais, o consórcio destacou o potencial de consumo e de desenvolvimento da região brasileira, que tem um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 898,1 bilhões, equivalente a 14% do PIB brasileiro.

A viagem é uma articulação para atração de investimentos, inclusive com a perspectiva de abertura de parceria público-privada (PPP).

“O objetivo de buscar acelerar o desenvolvimento e a geração de emprego foi plenamente alcançado a partir da integração econômica com a Europa. Estamos programando uma ida à Espanha e Bruxelas no início de 2020 para fazer contato com o banco europeu de investimentos e visitar o parlamento. Depois, China e Rússia para continuar dando visibilidade ao Nordeste”, comentou o governador da Bahia e presidente do Consórcio Nordeste, Rui Costa.

Estão previstos dois encontros no primeiro trimestre do ano que vem, no Nordeste, para divulgar, detalhadamente, aos investidores estrangeiros as licitações nas áreas de tratamento de água, esgoto, resíduos sólidos, transporte e cidade sustentável.