-------- PUBLICIDADE --------
22 de outubro de 2021
Brumado

Prefeito de Brumado é convidado a falar na COP26 sobre projeto de energia solar implantado nas escolas da rede municipal

Foto Sudoeste Acontece

O prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos, foi convidado a falar na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021, também conhecida como COP26, sobre o projeto de energia solar implantando por sua gestão com absoluto sucesso nas escolas da rede municipal. A 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática será realizada na cidade de Glasgow, na Escócia, entre 31 de outubro e 12 de novembro de 2021, sob a presidência do Reino Unido.

Em vídeo que será exibido na conferência, o prefeito explicou que, hoje, a totalidade das escolas do ensino fundamental no município funciona em tempo integral e, em razão do clima tropical, todas são climatizadas com inúmeros aparelhos de ar-condicionado para oferecer maior conforto a professores e alunos, o que gera um alto custo nas contas de energia. “Na busca da eficiência energética, buscamos recursos da ordem de R$ 5 milhões para um sistema fotovoltaico de 1.2 megawatts, composto por 3.666 módulos de 345 watts cada, com capacidade média de geração mensal de 185 mil quilowatts/hora/mês”, salientou.

O sistema foi implantado em 18 unidades escolares, atendendo a demanda de todas as 33 escolas da rede. No total, cerca de 10 mil alunos são beneficiados. O gestor enfatizou que a climatização impactou positivamente no aprendizado dos estudantes. “Para se ter uma ideia, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que no nosso Estado é de 4.9 e no Brasil é de 5.9, aqui em Brumado obtivemos 6.1. Somos um case de sucesso”, comemorou.