“Vivandeiras alvoroçadas tentam fabricar artificialmente clima de insurreição num país cujo povo trabalhador e ordeiro deseja paz. Serão severamente processados, responsabilizados civilmente e presos. De tão poucos, mal encherão um pavilhão de presídio federal”, declarou o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), o ministro Bruno Dantas, em entrevista à coluna Radar, da revista Veja, sobre as manifestações de bolsonaristas que bloqueiam estradas pelo país.
Caminhoneiros e outros apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) ocupam trechos de rodovias em estados do país desde segunda-feira (31), em protesto contra a derrota do mandatário para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da eleição.
Na noite de segunda, o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e as polícias militares dos estados atuem imediatamente para fazer a desobstrução das vias, com pena de multa ou até prisão em flagrante do diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, caso a medida não seja cumprida.