-------- PUBLICIDADE --------
4 de abril de 2024
Bahia

Prints de conversas revelam envolvimento do ex-governador Rui Costa na fraude da compra de respiradores na pandemia

Por Washington Tiago

As delações apontam que o ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, teria envolvimento fraudulento na compra de respiradores na pandemia da Covid-19. As informações são do jornal O Globo.

A empresária Cristiana Taddeo, da Hempcare Pharma, delatou ter prints de conversas que revelam o envolvimento do então governador da Bahia. Conforme a deleção, os prints das conversas com Cleber Isaac, considerado pela Polícia Federal, personagem central no esquema que envolveu R$ 48 milhões na compra de respiradores não entregues.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) homologou a delação premiada em 2022. De acordo com a deleção, a empresária diz que Hesdras Gafi, vendedor da Hempcare Pharma, apresentou Daniel Nakamoto, dono de uma fábrica, a Isaac porque queriam doar máscaras ao governo da Bahia. 

Taddeo diz que a Hesdras Gafi recebeu um print de conversa de Reinan Almeida, sócio de Isaac, com o ex-governador da Bahia tratando sobre uma doação feita por Daniel Nakamoto para Itacaré (BA). Ainda de acordo com a sequência das conversas, Rui pergunta o preço de cada uma das máscaras para comprar para o Estado da Bahia.

Cristiana relata que o objetivo da doação era estabelecer um contato com o governo da Bahia para depois ter preferência para fazer a venda.