O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem o maior canal do Telegram do Brasil, com 1,2 milhão de seguidores. O levantamento foi feito pelo portal Poder360, com base em dados das plataformas Telegram Analytics e Telemetrio.
Bolsonaro é o terceiro polÃtico mais seguido no mundo, ficando atrás apenas do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (1,5 milhão), e do lÃder da Chechênia, Ramzan Kadyrov (1,4 milhão), segundo o Telegram Analytics, do próprio aplicativo.
O canal de Bolsonaro é o 35º maior do planeta, segundo o Analytics. Pela quantidade de seguidores, o canal de Bolsonaro deve estar entre os que passam a ser monitorados pelo Telegram.
O aplicativo informou ao Supremo Tribunal Federal, no domingo 20, que vai acompanhar diariamente os 100 maiores canais do paÃs, como parte da nova polÃtica de combate à s fake news.
De acordo com o Telegram, esses canais correspondem a mais de 95% de todas as visualizações públicas do aplicativo no Brasil. Ou seja, o monitoramento abrange boa parte do conteúdo que circula na plataforma.Segundo o Poder360, além de Bolsonaro, estão entre os 100 maiores canais os de seus filhos Flávio Bolsonaro (105.673) e Carlos Bolsonaro (87.947). A famÃlia ganhou 128 mil seguidores no Telegram em três dias, da última sexta-feira ao último domingo.
Na lista dos 100 maiores canais, não há as plataformas de nomes que ambicionam o Palácio do Planalto, como o ex-presidente Lula (PT), que conta com 51.843 inscritos, e do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 19.709 inscritos.
Na sexta-feira 18, o ministro do Supremo Alexandre de Moraes determinou a suspensão completa e integral do funcionamento das atividades do Telegram no Brasil. No domingo 20, após a plataforma cumprir decisões judiciais, o magistrado revogou a ordem de bloqueio.
Ao mandar bloquear o aplicativo, Moraes disse que o Telegram ignorava a Justiça brasileira, desprezando a legislação nacional, ao não atender comandos judiciais.