O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) dá continuidade à celebração do Centenário da Morte de Ruy Barbosa com a realização do Seminário “Ruy Barbosa, do Império à República, uma vida dedicada à Nação”, nos dias 09 e 10 de março. O evento conta com 11 painéis temáticos sobre a vida do Jurista baiano e a exibição da edição especial do filme ‘‘Volta Ruy à Terra Natal’’.
O Seminário, que acontece no Auditório Desembargadora Olny Silva, no edifício-sede do TJ-BA (Centro Administrativo da Bahia), está com inscrições abertas para o público interno e externo. O acesso é gratuito e os estudantes receberão certificados.
A abertura caberá ao presidente do TJ-BA, desembargador Nilson Soares Castelo Branco, e a palestra de encerramento será proferida pela ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, abordando a importância da Democracia e da República. Na ocasião, a ministra será homenageada e receberá a Medalha do Mérito Jurídico Ruy Barbosa.
“É uma honra para o Poder Judiciário da Bahia ser o guardião do túmulo e da memória de Ruy Barbosa e de sua esposa desde 1949”, afirma o desembargador Lidivaldo Reaiche, presidente da Comissão Organizadora do Centenário da Morte de Ruy Barbosa. “Estaremos promovendo o seminário no TJBA, do qual participarão diversos palestrantes que falarão sobre as inúmeras facetas de Ruy Barbosa”.
Conforme o desembargador Lidivaldo Reaiche, o jurista é a maior inspiração da Justiça brasileira e tem um notável legado como pai da República, defensor do federalismo, da divisão dos três poderes, da luta pela igualdade e do Estado laico.