Conforme levantamento realizado até o dia 23 de abril. Os municÃpios de Brumado, Caetité e Guanambi, localizados na região Sudoeste, estão em alerta para situação epidêmica de dengue e Chikungunya. A informação foi divulgada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia (Divep/Sesab).
Foram notificados 24.500 casos das três arboviroses em todo o estado: dengue, Chikungunya e Zika. Somente de dengue, foram registrados 14.732 casos em 271 municÃpios, com 16 mortes.
Segundo o levantamento, existe um surto de dengue em dez cidades. São elas: Urandi, Coaraci, Floresta Azul, Potiraguá, Apuarema, Mirangaba, Caatiba, Santa Cruz da Vitória, Remanso e Oliveira dos Brejinhos. Em relação à Chikungunya, no mesmo perÃodo, foram notificados 9.290 casos, um aumento de 19,6% em relação à s notificações do mesmo perÃodo do ano passado.
No total, 193 municÃpios notificaram casos, 49 deles com uma incidência de 100 casos para cada 100 mil habitantes. Na região, Brumado, Caetité e Guanambi, estão entre os que registraram os maiores Ãndices para a arbovirose.
Não houve registro de óbito. Nos 10 municÃpios categorizados como de alto e altÃssimo risco para as três arboviroses, a Sesab já autorizou a liberação do inseticida e UBV pesado.
A secretária estadual de saúde, Adélia Pinheiro, explicou que a eliminação do mosquito na fase alada é essencial nesse trabalho de combate, mas também é preciso contar com o apoio da população no sentido de evitar as condições que propiciam a reprodução do mosquito em água parada, eliminando as larvas.