-------- PUBLICIDADE --------
6 de maio de 2022
Brumado

Brumado, Caetité e Guanambi estão com maiores índice da arbovirose 

Foto Sudoeste Acontece

Conforme levantamento realizado até o dia 23 de abril. Os municípios de Brumado, Caetité e Guanambi, localizados na região Sudoeste, estão em alerta para situação epidêmica de dengue e Chikungunya. A informação foi divulgada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia (Divep/Sesab).

Foram notificados 24.500 casos das três arboviroses em todo o estado: dengue, Chikungunya e Zika. Somente de dengue, foram registrados 14.732 casos em 271 municípios, com 16 mortes.

Segundo o levantamento, existe um surto de dengue em dez cidades. São elas: Urandi, Coaraci, Floresta Azul, Potiraguá, Apuarema, Mirangaba, Caatiba, Santa Cruz da Vitória, Remanso e Oliveira dos Brejinhos. Em relação à Chikungunya, no mesmo período, foram notificados 9.290 casos, um aumento de 19,6% em relação às notificações do mesmo período do ano passado.

No total, 193 municípios notificaram casos, 49 deles com uma incidência de 100 casos para cada 100 mil habitantes. Na região, Brumado, Caetité e Guanambi, estão entre os que registraram os maiores índices para a arbovirose.

Não houve registro de óbito. Nos 10 municípios categorizados como de alto e altíssimo risco para as três arboviroses, a Sesab já autorizou a liberação do inseticida e UBV pesado.

A secretária estadual de saúde, Adélia Pinheiro, explicou que a eliminação do mosquito na fase alada é essencial nesse trabalho de combate, mas também é preciso contar com o apoio da população no sentido de evitar as condições que propiciam a reprodução do mosquito em água parada, eliminando as larvas.