O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fez um pronunciamento nesta terça (26), na abertura da sessão da Casa. O deputado adotou um discurso pacificador em defesa da harmonia entre os poderes e para “preservar a democracia”.
O parlamentar lamentou as quase 25 mil mortes em razão do novo coronavÃrus. “A Câmara dos Deputados traz uma palavra de solidariedade para essas famÃlias”, ressaltou, no inÃcio do discurso.
Essa foi a primeira fala do democrata após a divulgação do vÃdeo da reunião ministerial de 22 de abril, em que o presidente Jair Bolsonaro faz ataques contra prefeitos e governadores. “Nunca desisti de construir pontes e destruir muros”, defendeu, ao falar sobre as reuniões que manteve com o gestor federal.
Maia também elogiou os esforços do governo de ampliar a base polÃtica no Congresso Nacional. “Faço desse momento um convite à pacificação dos espÃritos. Vigiliantes e desarmados de preconceitos de qualquer ordem, temos que trabalhar pelo o Brasil”, declarou.
Nas últimas semanas, Bolsonaro tem dialogado com parlamentares do “centrão” e negociado cargos no governo em troca de apoio no Congresso Nacional.