-------- PUBLICIDADE --------
13 de maio de 2024
Esportes

Isaquias Queiroz vence a C1 1000m na Copa do Mundo da Canoagem

Um dia após vencer a C1 500m (prova que não estará nos Jogos Olímpicos de Paris-2024), Isaquias Queiroz triunfou também na C1 1000m da Copa do Mundo da Canoagem Velocidade de Szeged, na Hungria, neste domingo (12).

O baiano completou a final em 3min45s84, mais de um segundo à frente do francês Adrien Bart, segundo colocado com 3min47s23. O atleta neutro Zakhar Petrov completou o pódio com 3min47s32. Matheus Nunes dos Santos, outro brasileiro na prova, ficou em sétimo lugar na semifinal com 4min03s52 e não avançou para a disputa de medalhas.

Campeão na Olimpíada de Tóquio-2020 no C1 1000m, Isaquias soube controlar seu ritmo para conquistar mais uma medalha de ouro na competição húngara. Nas classificatórias de sábado (11), ele venceu sua bateria e fez o sexto melhor tempo do dia. Depois, na semifinal, já conseguiu o melhor tempo de todas as baterias para garantir vaga na decisão.

Com mais um ouro, Isaquias Queiroz encerra sua participação na Copa do Mundo de Canoagem Velocidade de Szeged com 100% de aproveitamento. O atleta encarou dificuldades em sua preparação ao longo da última temporada, mas, mesmo assim, foi vice-campeão dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 e assegurou uma cota olímpica para o Brasil no Mundial de 2023. A Copa do Mundo foi preparação para a Olimpíada. Ele já havia dito que seria um teste para suas reais chances em Paris, uma espécie de “aquecimento”.

Na França, Isaquias Queiroz tem como objetivo se tornar o atleta brasileiro com mais pódios olímpicos. Dono de quatro medalhas (um ouro, duas pratas e um bronze), ele quer conquistar mais duas e superar as cinco dos velejadores Robert Scheidt (duas de ouro, duas de prata e uma de bronze) e Torben Grael (duas de ouro, uma de prata e duas de bronze).


13 de maio de 2024
Brasil

Quaest: Lula marca 46% para eleição de 2026 contra 40% de Tarcísio

Folhapress

O presidente Lula (PT) tem 46% de intenções de voto para a eleição presidencial de 2026, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), marca 40%, num cenário em que ele seja escolhido como candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), revela uma pesquisa da Genial/Quaest.

Bolsonaro está impedido de concorrer após ficar inelegível por ataques ao sistema eleitoral em 2022.

Na simulação de disputa entre Lula e Tarcísio, 8% disseram que votariam em nulo ou branco, e 6% não souberam ou não responderam.

Para o levantamento, foram realizadas 2.045 entrevistas presenciais com brasileiros com 16 anos ou mais em 120 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Uma fatia de 55% dos entrevistados respondeu que Lula não merece mais uma chance como presidente em 2026, enquanto 42% pensam o contrário; 3% não opinaram.

Entre os que votaram no petista no segundo turno de 2022, a avaliação de que ele merece um novo mandato é majoritária (74%). Já entre os eleitores que optaram por Bolsonaro, 93% são contra a ideia.

A empresa de pesquisas também questionou as pessoas sobre quem seria melhor para enfrentar Lula se Bolsonaro não puder concorrer.

A mais citada foi a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (28% do total de entrevistados), seguida por Tarcísio (24%) e pelo governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), mencionado por 10%. Um percentual de 26% não soube ou não respondeu.

Ex-ministro de Bolsonaro, Tarcísio se mantém fiel ao padrinho político, mas não se coloca como sucessor.

Num cenário mais amplo, quando a Quaest apresentou aos participantes da pesquisa uma lista com nomes da esquerda e da direita e indagou a chance de o eleitor votar em cada um, 47% disseram que votariam em Lula e 49%, que não. Tarcísio marcou, respectivamente, 28% e 30%.

Bolsonaro apareceu numericamente à frente com a maior rejeição, com 54% das pessoas afirmando que não votariam nele, e 39% declarando que sim. Michelle registrou 50% e 33%, respectivamente.

O nome do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), que substituiu Lula na candidatura petista em 2018, também foi testado. Uma parcela de 50% descartou votar nele, e outros 32% disseram que poderiam escolhê-lo.

Outros governadores que são apontados como possíveis herdeiros eleitorais de Bolsonaro tiveram desempenho tímido na simulação, com metade ou mais dos entrevistados respondendo que não os conhece. Foram os casos de Ratinho, Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (União Brasil-GO). Os índices dos que poderiam votar neles são de 21%, 16% e 12%, respectivamente.

O levantamento da Quaest é financiado pela corretora de investimentos digital Genial Investimentos, controlada pelo banco Genial.


13 de maio de 2024
Justiça

Líderes de facções criminosas são transferidos para presídio de segurança máxima

Quatro líderes de facções criminosas de Feira de Santana foram transferidos na manhã deste domingo (12), da Penitenciária local para o Presídio de Segurança Máxima de Serrinha, como resultado da ‘Operação Controle’. Eles são apontados como responsáveis pelo comando dos homicídios ocorridos na cidade nos últimos dias. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e quatro de transferência. As lideranças ficarão custeadas em Serrinha sob o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). Nas celas, foram aprendidos celulares, assessórios de telefone e facas.

A operação foi deflagrada pelo Ministério Público da Bahia; pela Secretaria de Segurança Pública (SSP); pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap); pela Polícia Civil e pela Polícia Militar.

De acordo com as investigações, os homens transferidos para Serrinha mandaram matar rivais e orquestraram os ataques, que resultaram nas mortes registradas no município na última semana. O objetivo seria ampliar território de atuação das facções. A transferência tem o objetivo de isolar as lideranças, tirando-lhes a possibilidade de comunicação com demais integrantes das facções. Os mandados foram expedidos pelo Plantão Judiciário, acatando requerimento realizado pelo Gaeco em conjunto com promotores de Justiça plantonistas. O material apreendido será submetido a conferência e análise pelo Gaeco e Seap, e posteriormente, encaminhado aos órgãos competentes para adoção das medidas cabíveis.


13 de maio de 2024
Esportes

Vitória é derrotado pelo Vasco por 2 a 1 em São Januário

O Vitória voltou para casa sem pontos, após ser derrotado por 2 a 1 pelo Vasco, em São Januário, no Rio de Janeiro, na noite deste domingo (12), pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

Os mandantes saíram na frente, com gol de Maicon aos 4 minutos do primeiro tempo. Aos 10 minutos do segundo tempo, Vegetti ampliou para o placar para o Vasco e fez 2 x 0.

No final da partida, aos 43 minutos do segunto tempo, Iury Castilho chegou a marcar para o Vitória, mas o rubro negro acabou derrotado por 2 x 1.

O próximo jogo da equipe baiana será no sábado (18), às 16h, contra o Atlético Goianiense, desta vez no Barradão, em Salvador.


13 de maio de 2024
Esportes

Bahia vence Bragantino por 1 a 0 na Fonte Nova

O Bahia venceu o Red Bull Bragantino por 1 a 0, neste domingo (12), na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

O gol da partida foi marcado por Cauly aos 36 minutos do primeiro tempo. O tricolor baiano ainda chegou perto de ampliar o placar, mas teve outros dois gols anulados durante o jogo.

Com o resultado, o Bahia mantém a segunda posição na tabela e vai aos 13 pontos, mesmo número do Athletico Paranaense, que leva vantagem no saldo de gols.

A equipe baiana volta a campo no próximo domingo (19), quando enfrenta o Atlético Mineiro, na Arena MRV, em Belo Horizonte (MG).


13 de maio de 2024
Tecnologia

Geração Z: Jovens dispensam relações físicas e optam por sexo virtual

Jovens da ‘geração Z’ não estão preocupados com relações fiscais e podem passar anos no sexo virtual. É o que afirma a psiquiatra e especialista em sexualidade Carmita Abdo em entrevista ao Estadão.

Para o Estadão, Abdo afirma que, o início tardio das práticas sexuais presenciais e a menor frequência de relações na geração Z não significa falta de interesse no sexo, e sim um preferência por vivência sexuais.

“Passados anos, anos e anos de uma atividade masturbatória com o lado de lá, que também está se masturbando, o que acontece é que esse jovem, quando vai iniciar, enfim, uma relação física, ele não tem o mesmo desempenho”, diz a psiquiatra.

“Quando está com alguém fisicamente, ele tem que se preocupar com o tempo, os interesses e o repertório sexual da outra pessoa e ele vê que não havia essa necessidade no virtual e agora há essa necessidade, que incomoda, que interfere, que atrapalha e faz com que o sexo não seja tudo aquilo de prazer que era antes”, acrescenta ao Estadão.

Carmita Abdo pontua que o acesso a conteúdos pornográficos trazem dificuldades para a prática sexual “cara a cara”, podendo ser classificado por jovens que moldam a sexualidade com base nos vídeos produzidos pela indústria pornô como “sem graça”.

“Quantos jovens não chegam ao consultório comentando que não têm ereção. Então, essa pessoa não tem problemas quando está no sexo virtual, mas, diante de uma parceria física, não consegue funcionar”, afirma.

“Então muitos se ressentem e voltam para o virtual. Ou passam a desenvolver relações assexuais, que é quando eu gosto daquela pessoa, me faz muito bem a companhia dela, quero ter carinho, trocar carícias, estar junto fisicamente, mas genitalmente falando não quero complicação, eu quero aquele sexo que eu faço do meu jeito, com o meu ritmo e com as minhas escolhas”, complementa.


13 de maio de 2024
Brasil

Jovem morre em UPA na Bahia com suposto diagnóstico que preocupa a Sesab


Uma jovem de 21 anos morreu na tarde de sexta-feira (10), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Capim Grosso, no centro-norte do estado. A suspeita é de que a paciente, identificada como Ana Lídia Oliveira de Andrade, tenha falecido por complicações causadas pela dengue hemorrágica.

A jovem era estagiária da Secretaria de Educação de Capim Grosso. A prefeitura emitiu uma nota lamentando a partida precoce de Ana Lídia.

“Ana Lidia era estagiária do quadro da Secretária de Educação e prestava serviços com dedicação e de forma exemplar”, diz trecho do comunicado.

Um dia antes da morte da jovem, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) havia divulgado que, no estado, 64 pessoas tinham morrido por dengue. A penúltima morte foi registrada na cidade de Serrinha, na região nordeste do estado.

O aumento considerável de casos de dengue no estado tem preocupado as autoridades de saúde que fazem campanhas de conscientização para que a população contribua no combate a possíveis focos do aedes aegypti.


13 de maio de 2024
Bahia

Família de paciente entubada há cinco dias faz apelo por regulação


A paciente Jandira Souza dos Santos, de 56 anos, está enfrentando uma situação bastante delicada para tratar a saúde. Ela, que está internada desde o dia 22 de abril no Hospital Municipal Doutor Albino Leitão, na cidade de São Sebastião do Passé, com questões respiratórias a serem tratadas, teve o quadro agravado e há cerca de cinco dias foi entubada e não conseguiu ser transferida para uma unidade especializada. O número da regulação é 4013144.

Jandira está na lista de emergência da regulação do estado, mas até o momento não recebeu um retorno de quando vai acontecer a sua transferência. Em contato com o BNews, a filha da paciente, Janielle Souza Teixeira, contou que a sua genitora foi diagnosticada com uma lesão no pulmão direito e líquido cujo volume é de aproximadamente 500mL.

De acordo com Janielle, sua mãe precisa ser regulada para um hospital que tenha leito de UTI com pneumologista e cirurgião torácico, a fim de que possa ser tratada. A filha contou ainda que a mãe deu entrada na unidade hospitalar se comunicando, mas que por conta da demora em ser tratada em uma unidade adequada, o quadro acabou se agravando.

Janielle comentou ainda que a mãe necessita ser submetida a uma broncoscopia com a biópsia da lesão que está no pulmão, inclusive para saber se trata-se de um câncer.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou, em nota enviada ao BNews, que em 2024 a Central Estadual de Regulação atendeu mais de 90 mil pacientes, registrando uma taxa de resposta de 97,43% às solicitações feitas por unidades de saúde nos 417 municípios da Bahia.

Ainda de acordo com a Sesab, o caso da paciente Jandira Souza dos Santos está sob avaliação da equipe de médicos reguladores da Central, que está em busca de um serviço de saúde adequado ao perfil da mesma em uma unidade pública, filantrópica ou privada. Ressaltamos que 50% dos pacientes são regulados em até 24 horas e 80% em até 72 horas.