-------- PUBLICIDADE --------
16 de maio de 2024
Brasil

Perito escreve ‘blá, blá, blá’ em laudo médico para negar auxílio a trabalhador

Um trabalhador de Goiás recorreu ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para a concessão do auxílio-doença, no entanto, o homem teve o benefício negado em dois momentos em que procurou as agências do instituto. O que chama atenção, no entanto, foi a resposta do perito para a demanda que escreveu repetidamente a expressão: “blá, blá, blá” no documento.

A primeira declaração foi assinada em 2022, apresenta o relato do serralheiro, que disse fazer uso de bebida alcoólica desde os 12 anos. À época, o trabalhador informou o agravamento dessa dependência química, com surgimento de ansiedade e insônia, de acordo com informações do g1.

No ano seguinte, o goiano voltou a apresentar o pedido de concessão do benefício ao instituto que alegou que não há “incapacidade laborativa”. Em ambos os casos, o campo de “considerações”, que justifica a negativa, conta com sete linhas de repetidos “blá, blá, blá”.

Devido a situação, o serralheiro procurou a Seccional de Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), que levou o caso ao conhecimento da Perícia Médica Federal em Goiás, que acompanha os desdobramentos.

O Ministério da Previdência Social, no entanto, afirma que o laudo médico pericial apresentado pelo serralheiro é falso e que não consta no registro da pasta. O Ministério ainda afirma que a última perícia médica, feita pelo homem foi em abril deste ano, quando o INSS reconheceu a incapacidade laboral do serralheiro.


16 de maio de 2024
Bahia

Plano de investimento bilionário da Coelba é discutido na ALBA

Foto Sudoeste Acontece

A Comissão de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) discutiu sobre o aporte bilionário, no valor de R$ 13,3 bilhões, realizado pela Neoenergia Coelba, em meio às crises e contragostos da população baiana com a oferta de energia elétrica no estado. O deputado estadual Robinson Almeida (PT), que conduziu as discussões no colegiado, questinou se os investimentos acontece devido ao fim da concessão, previsto para 2026.

“Falo isso porque, primeiro, é nossa obrigação institucional e, segundo, porque todos nós sabemos que estamos há três anos e três meses do final dessa concessão. Então, nós temos já um prazo para esses investimentos serem concluídos, sob pena de a gente não ter como dar continuidade a essa ação, a esse plano”, disse o parlamentar.

Ele ainda acrescentou que, “em agosto deste ano, a empresa, se quiser, pode solicitar a renovação por mais 30 anos da concessão. E o Ministério de Minas e Energia e a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica, responsável pela regulação das concessões no setor) têm até um ano e meio após o pedido para se manifestar e responder. No contrato, reza que, caso não haja nenhuma manifestação dos órgãos federais, o contrato será renovado automaticamente. Então, nós estamos preocupados com essa situação, porque é público e notório que a Coelba, infelizmente, por três anos consecutivamente, pontua como um órgão campeão em queixa dos consumidores avaliados pelo Procon. Isso, por si só, já diz o grau de insatisfação que a população tem em relação a oferta desse serviço de distribuição de energia”.

Para esclarecer as novas intervenções anunciadas pela Coelba foram convidados para compor a mesa a superintendente institucional da empresa, Maria Helena, e do superintendente técnico, Tiago Martins, a explanação sobre investimentos em infraestrutura anunciados pela companhia até 2027. Além deles, também foram convidados os seguintes nomes: a vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Renata Lomanto; o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurante (Abrasel), Leandro Menezes e o diretor do Sindicato dos Eletricitários (Sinergia), Gilberto Santana.

Continue lendo…


16 de maio de 2024
Brasil

Últimos testes são realizados nas urnas antes da eleição

Foto Sudoeste Acontece

Investigadores da Polícia Federal (PF) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realizam nesta quarta-feira (15) os últimos testes de segurança na urna eletrônica antes das eleições municipais deste ano, que estão marcadas para 6 de outubro, com eventual segundo turno em 27 de outubro. O chamado Teste Público de Segurança (TPS) faz parte de cada ciclo eleitoral. Em anos não eleitorais, é aberto um edital para que qualquer interessado se inscreva a fim de examinar os códigos-fonte e realizar ataques com o objetivo de encontrar vulnerabilidades no sistema eletrônico de votação.

Segundo matéria da Agência Brasil, até a próxima sexta-feira (17), na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as equipes farão uma série de testes de confirmação para verificar se falhas encontradas no ano passado foram corrigidas. No atual ciclo eleitoral, o TPS foi realizado entre 27 de novembro e 2 de dezembro do ano passado, quando 33 investigadores, incluindo seis investigadoras, executaram 35 planos de ataques contra as urnas, após ter acesso ao código-fonte de todos os sistemas de votação. Na ocasião, uma comissão avaliadora selecionou cinco inconsistências encontradas que deveriam ser trabalhadas pelo TSE para serem examinadas novamente no teste iniciado agora.

Os ataques realizados no ano passado, porém, não conseguiram fragilizar a integridade ou o sigilo do voto, foi o que demonstrou o relatório da TPS, mas encontraram possíveis falhas, por exemplo, na inicialização da urna, com a ocorrência de uma mensagem de erro não prevista. Outra falha imprevista foi encontrada pela PF no procedimento de carga da urna, quando são inseridas as informações sobre os candidatos e o eleitorado, por exemplo. A equipe formada por um professor e três alunos da UFMS encontrou ainda duas falhas envolvendo o controle e privilégios de acesso de aplicações executadas na urna.

“As nossas equipes técnicas se debruçaram sobre esses achados, melhoraram esses temas e aqui, neste teste de confirmação, apresentamos os dois códigos-fonte, o que tínhamos antes e as melhorias que foram feitas”, explicou o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Julio Valente.

O diretor-geral do TSE, Rogério Galloro, descreveu o TPS como “fundamental para o sistema eleitoral, pois possibilita essa transparência e essa evolução constante”. Cada achado dos investigadores “se transforma em evolução”, completou. Durante o teste de confirmação, serão executados os firmwares (programas de controle do hardware) e as mídias dos modelos 2022 e 2020 da urna eletrônica. Participam também dos testes de confirmação sete pesquisadores do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). “Os acadêmicos darão suporte às investigadoras e aos investigadores durante a execução dos planos de reteste”, informou o TSE.

Serão testados:

-Gerenciador de dados, aplicativos e interface com a urna eletrônica;

-Software de carga;

-Software de votação;

-Sistema de apuração;

-Kit JE-connect; entre outros.


16 de maio de 2024
Internacional

Primeiro debate entre Biden e Trump está previsto para 27 de junho


O presidente Joe Biden e o republicano Donald Trump devem se enfrentar em um debate em 27 de junho, preparando o terreno para seu primeiro confronto televisionado da campanha eleitoral de 2024 meses antes do esperado, de acordo com informações do portal InfoMoney.

Biden afirmou nesta quarta-feira (15) em uma publicação no X, antigo Twitter, que “recebeu e aceitou” um convite da CNN para debater contra Trump. Mais tarde, a campanha de Trump disse que ele também concordou em comparecer. O evento acontecerá às 21h (horário de Nova York) nos estúdios da emissora em Atlanta, Geórgia, informou a CNN em um comunicado.

A decisão apaga a incerteza sobre se Biden e Trump enfrentariam um ao outro antes das eleições de novembro. Os debates televisivos tornaram-se um elemento básico das campanhas presidenciais dos Estados Unidos, mas o Presidente atual e o seu antecessor já tinham recusado o calendário e os termos estabelecidos pela Comissão de Debates Presidenciais apartidária, que controla os assuntos desde 1988.

A campanha de Biden tinha divulgado mais cedo nesta quarta-feira uma carta à comissão dizendo que ele debateria contra Trump duas vezes a partir do final de junho, mas não participaria de debates sancionados pela organização, que haviam sido marcados para meados de setembro e início de outubro.

Jen O’Malley Dillon, presidente da campanha de Biden, escreveu na carta que os debates previamente agendados eram tarde demais porque ocorreriam após o início da votação antecipada em muitos estados.

“Donald Trump perdeu dois debates para mim em 2020. Desde então, ele não apareceu para debater. Agora ele está agindo como se quisesse debater comigo novamente. Bem, faça, meu amigo”, disse Biden em um vídeo postado nas redes sociais.

A carta, que ofereceu debates em junho e setembro, foi uma resposta aos desafios de Trump para debater “a qualquer hora e em qualquer lugar”. A campanha de Biden também disse que queria que os debates fossem organizados por uma organização de notícias e realizados em um estúdio de TV, em vez de diante de uma audiência ao vivo, como os debates recentes foram.

Nesta quarta-feira, Trump concordou com o prazo de Biden, mas se opôs às outras regras propostas, sugerindo que quer debater diante de uma grande multidão.

“Estou pronto e disposto a debater nos dois momentos propostos, em junho e setembro. Eu recomendaria fortemente mais de dois debates e, para fins de empolgação, um local muito grande”, publicou o ex-presidente em sua plataforma Truth Social.

A campanha de Trump convocou dois debates a mais do que o proposto por Biden, um em julho e outro em agosto, para um total combinado de quatro fóruns.

“Acreditamos que o povo americano merece mais do que o governo Biden tem a oferecer”, escreveram os conselheiros da campanha de Trump, Chris LaCivita e Susie Wiles, em um memorando.


16 de maio de 2024
Brasil

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 25 milhões

Foto Reprodução

As seis dezenas do concurso 2.725 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O sorteio terá a transmissão ao vivo pelo canal Caixa no YouTube e no Facebook das loterias Caixa. O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 25 milhões.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

Jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.


16 de maio de 2024
Bahia

Nikolas Ferreira vem à Bahia participar de seminário sobre educação na Assembleia Legislativa

Os deputados Capitão Alden e Diego Castro, ambos do PL, confirmaram a presença do parlamentar bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG) no seminário que discutirá o Sistema Nacional de Educação e o Projeto de Lei nº 235/2019.

Idealizado por Castro, o evento, ocorre no próximo dia 24, às 13 horas, no auditório Jorge Calmon da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA).

Além de Alden, Diego Castro e Nikolas, o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) também confirmou presença.


16 de maio de 2024
Bahia

Estado teve mais de 1,7 mil mortes violentas nos primeiros quatro meses de 2024

A Bahia teve 1.746 mortes violentas entre janeiro e maio de 2024. Os dados referentes aos cinco primeiros meses do ano foram divulgados, nesta quarta-feira (15), pela Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-BA). O órgão considera como mortes violentas: homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte.

Após a divulgação do balanço, o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, afirmou que as forças policiais e de bombeiros atuam de forma “incessante” para garantir maior proteção para os baianos. De acordo com a SSP-BA, no mesmo período, no ano passado, o estado registrou 1.912 mortes violentas. O número é 8,7% maior que o registrado em 2024, quando 166 vidas foram preservadas.

“Ampliamos os investimentos em tecnologia e realizamos ações baseadas na inteligência com total integração a fim de combater o crime organizado garantindo a preservação de vidas, nosso maior patrimônio”, disse o gestor.

6 mil presos – Conforme a SSP-BA, a Bahia tem uma média de 50 suspeitos de cometerem crimes por dia em 2024. Neste período, 6.141 pessoas foram autuadas. Um aumento de 4% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 5.902 foram presas.

Segundo a pasta, 37 pessoas eram consideradas chefes de facções criminosas e 11 integravam o Baralho do Crime, catálogo que reúne informações dos foragidos mais perigosos da Bahia, como nome, apelido, área de atuação, além da foto.

A SSP-BA informou ainda que 320 foragidos da Justiça foram encontrados através do reconhecimento facial, uma média de duas prisões por dia. O órgão de segurança revelou que 1.573 pessoas foram presas através da ferramenta, desde o lançamento, em 2018.


16 de maio de 2024
Cidades

Feira Agropecuária de Itapetinga espera movimentar mais de R$ 100 milhões

A Feira Agropecuária de Itapetinga, no Sudoeste da Bahia, foi aberta oficialmente nesta terça-feira (14) com a expectativa de receber cerca de 50 mil pessoas e movimentar mais de R$ 100 milhões em negócios até o próximo domingo (19). Realizado pelo Sindicato Rural local, com o apoio da Prefeitura Municipal, o evento acontece no Parque de Exposições Juvino Oliveira.

A cerimônia de abertura contou com a presença de integrantes do sindicato, além de diversas autoridades, entre elas o prefeito do município, Rodrigo Hagge. O evento, considerado a maior exposição de gado do interior baiano, tem programação diversificada, incluindo stands de máquinas e veículos agrícolas, exposição de animais, leilões e rodeios.

Além disso, o público terá o privilégio de desfrutar de apresentações musicais ao longo do evento, com a participação de renomadas bandas como Estakazero, Cia do Calypso e Seu Maxixe, bem como dos talentosos cantores Neto LX e Luana Matos, entre outras atrações. A Feira Agropecuária de Itapetinga chega em 2024 à sua 52ª edição.

“A Feira Agropecuária de Itapetinga é um marco para nossa economia e já está consolidada como uma das maiores da Bahia, além de ser uma vitrine do município. Nossa cidade tem uma tradição agropecuária muito forte e pujante, e este evento não só celebra, mas impulsiona esse setor tão vital para nós principalmente pela geração de emprego e renda”, ressaltou o prefeito.

Conhecida como a capital da pecuária da Bahia, Itapetinga é um dos maiores produtores de leite da Bahia, com mais de 15 milhões de litros anuais. O prefeito ressalta que, além dos negócios gerados na feira, diversos segmentos são beneficiados com a feira, como a rede hoteleira, o comércio e o setor de serviços, além de bares e restaurantes.

“A feira não apenas promove o intercâmbio comercial entre os produtores locais e compradores de todo o país, mas também fortalece os laços entre as diferentes comunidades agrícolas da região. É um evento que cria oportunidades para nossos agricultores, pecuaristas e empresários, ao mesmo tempo em que contribui significativamente para o crescimento econômico e o desenvolvimento de toda a região”, salientou.

Rodrigo Hagge ainda destacou a participação da agricultura familiar na feira. Ele lembrou que, recentemente, Itapetinga venceu o prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora em um projeto de agricultura familiar do município. Agora, o município concorre na premiação nacional do Sebrae. “Todos os produtores, dos pequenos aos grandes, são fundamentais para nossa economia. Por isso, a gente sempre trabalha em conjunto com todos visando o desenvolvimento de Itapetinga”, afirmou.