-------- PUBLICIDADE --------
29 de maio de 2024
Bahia

Avião faz pouso de emergência em Salvador após não conseguir pousar em Vitória da Conquista

Foto Sudoeste Acontece

Um voo da LATAM que partiu de São Paulo com destino à Vitória da Conquista na madrugada desta quarta-feira (29) foi desviado para o aeroporto de Salvador devido ao mau tempo. A aeronave, com 150 passageiros a bordo, não conseguiu pousar no aeroporto de Vitória da Conquista por “falta de teto”. A informação é da TV Bahia.

Após o pouso em Salvador, os passageiros foram informados de que o próximo voo para Vitória da Conquista só sairia às 17h. De acordo com uma das passageiras, a companhia aérea inicialmente não ofereceu nenhum suporte aos passageiros, que precisaram esperar por horas no aeroporto.

De acordo com a reportagem da TV Bahia, somente após a imprensa ser acionada, a LATAM se mobilizou, fornecendo vouchers para um hotel e remarcando o voo para as 17h30. A companhia aérea ainda não emitiu um posicionamento oficial sobre o ocorrido.

Em nota, o aeroporto de Vitória da Conquista confirmou que o voo foi desviado devido ao mau tempo e que a nova previsão de chegada é para as 18h. No momento, o aeroporto está funcionando normalmente.


29 de maio de 2024
Cidades

SSP e MP cumprem 7 mandados de prisão contra grupo de extermínio em Vitória da Conquista

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) e o Ministério Público da Bahia (MP-BA) cumpre nesta quarta-feira (28) sete mandados de prisão e busca e apreensão contra integrantes de um grupo de extermínio na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste baiano.

Os homicídios foram cometidos entre os anos de 2020 e 2023 e são alvo das operações ‘Reciclagem’ e ‘Jogo Sujo’. Os investigados também atuavam com a exploração de jogos de azar. Os nomes dos deles não foram divulgados.

O trabalho é realizado por meio da Força Correcional Especial Integrada (Force) da Corregedoria Geral da SSP e dos Grupos de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) do MP, com o apoio das Coordenadorias de Vitória da Conquista e de Brumado, além da Corregedoria da Polícia Militar. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara do Júri da comarca de Vitória da Conquista.


29 de maio de 2024
Bahia

Governo oficializa promoção de 283 oficiais da Polícia Militar

Foi publicado na edição desta terça-feira (28) do Diário Oficial do Estado (DOE) a promoção de 283 oficiais da Polícia Militar da Bahia. Ao todo, foram promovidos sete coronéis, 30 tenentes-coronéis, 99 majores e 147 capitães, totalizando 283 oficiais que alcançaram um novo posto na corporação.

As promoções assinadas pelo governador Jerônimo Rodrigues no decreto estadual seguem critérios de antiguidade ou merecimento dos militares que integram os quadros de oficiais QOPM, QOAPM e QOSPM.

O ato faz parte do fluxo de carreira do policial militar, inserido na política estadual de valorização do servidor público e no Plano Estratégico da PMBA 2017-2025, rumo aos 200 anos da corporação militar baiana.

“Parabenizo a cada um dos 283 oficiais promovidos e desejo sucesso nas novas missões. Este é um reconhecimento do nosso governador dentro da política de valorização dos policiais militares, além de demonstrar uma preocupação do governo em fortalecer as ações da PM no estado. Uma instituição que é uma força a serviço do cidadão”, destacou o comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, ao parabenizar os recém-promovidos.

Nesse ato de promoções, 36 mulheres conquistaram novos postos na corporação. Agora a PMBA passa a contar com mais três tenentes-coronéis, o segundo posto mais alto do oficialato, oito majores e 25 capitães.

A mulher ingressou na corporação há 34 anos e atualmente 4.604 policiais femininas desempenham funções de comando, operacionais e administrativas nos 417 municípios baianos.

Com a promoção desta terça-feira (28), a Polícia Militar da Bahia alcança a marca de 12.467 policiais militares promovidos nos últimos três anos, sendo destes 2.231 oficiais e 10.236 praças.


29 de maio de 2024
Brasil

Brasil teve quase três meses a mais de calor por causa da crise do clima nos últimos 12 meses

Os brasileiros enfrentaram quase três meses a mais de dias quentes nos últimos doze meses por causa da mudança climática. É o que mostra um relatório publicado nesta terça-feira (28) por entidades internacionais que analisaram dados de 2023 e de 2024 em comparação com a média de décadas anteriores, de acordo com informações do portal g1.

Os dados analisados levam em conta o período de junho de 2023 a abril de 2024 em mais de 160 países.

Neste ano, o país também esteve sob a influência do El Niño, fenômeno que aquece as águas do Oceano Pacífico e interfere na chuva e, consequentemente, na temperatura. No entanto, o que as análises indicam é que o aumento atípico da temperatura tem relação com as mudanças climáticas.

A causa, segundo os especialistas, é um clima já mais quente e que, ao passar por fenômenos antes previstos, está mostrando um resultado extremo.


29 de maio de 2024
Bahia

ALBA aprova reajuste de 4% para servidores estaduais

O projeto de lei que versa sobre o reajuste geral de 4% dos servidores públicos do Estado da Bahia foi aprovado durante sessão na Assembleia Legislativa (Alba), nesta terça-feira (28).

O clima durante a votação foi de tensão. Servidores foram proibidos de assistir à votação na galeria da Alba por determinação do presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD), e realizaram protestos em frente ao prédio da Assembleia.

A categoria alega que teve uma perda salarial de 35% nos últimos oito anos, conforme o estudo do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Econômicos (Dieese).

“O governo não aprova os 10% porque não quer, não tem vontade política, está pouco se lixando para os servidores. Servidores, abram o olho. Todo ano é isso aí. Minha posição é contrária a esse reajuste vagabundo”, disse o deputado estadual Diego Castro (PL).


29 de maio de 2024
Brasil

Congresso derruba veto do governo e acaba com a ‘saidinha’ temporária de preso

O veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto que trata da saída temporária de presos, a “saidinha”, foi derrubado no Congresso Nacional. Com a decisão, a visita a familiares fica impedida e o benefício será limitado apenas para condenados inscritos em cursos profissionalizantes ou que cursem os ensinos médio e superior, somente pelo tempo necessário para essas atividades.

Por 314 votos pela queda, 126 pela manutenção e duas abstenções, deputados preferiram retomar o texto original aprovado na Casa. No Senado, 51 acompanharam a posição da Câmara, 11 votaram em favor da “saidinha” e um senador se absteve.

A lei também prevê a exigência de exames criminológicos para a progressão de regime penal e o monitoramento eletrônico obrigatório dos detentos que passam para os regimes semiaberto e aberto. O exame avalia “autodisciplina, baixa periculosidade e senso de responsabilidade”.

Antes da aprovação do projeto de lei, em março, a autorização era dada aos detentos que tenham cumprido ao menos um sexto da pena, no caso de primeira condenação, e um quarto, quando reincidentes. As “saidinhas” ocorriam até cinco vezes por ano e não podiam ultrapassar o período de sete dias.

A preservação da “saidinha” em feriados era tida para o PT como uma “questão de honra” e como uma “pauta cara” para Lula, como disse o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE) a outros líderes da Casa.