-------- PUBLICIDADE --------
3 de julho de 2020
Caculé

Articulação de vereador garante 2.000 máscaras para Caculé

Foto: Reprodução

Foram entregues, na última terça-feira (30), 2.000 unidades de máscaras de tecido, reutilizáveis, a Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Caculé. A aquisição do material só foi possível devido articulação do vereador Jeovane Costa (PSB) e dos deputados Fabrício Falcão e Daniel Almeida, ambos do PCdoB, junto à Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Em pronunciamento da Câmara de Vereadores na sessão da última segunda-feira (29), o vereador já havia feito cobranças à gestão municipal sobre a deficiência no fornecimento de máscaras, bem como outros instrumentos, aos profissionais da áreas que, por consequência do seu trabalho, têm que manter contato com as pessoas das respectivas áreas onde atuam.

O uso de máscaras tem sido recomendado pelos órgão de saúde como forma de proteção contra a contaminação pelo coronavírus. A utilização em larga escala promove a proteção coletiva, uma vez que muitas pessoas estão infectadas e ainda não apresentaram sintomas da doença. A Subsede dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do município de Caculé recebeu um reforço para seguir essa recomendação e continuar realizado o seu trabalho de forma segura.

De acordo com o vereador Jeovane, parte da doação será utilizada pelos próprios agentes e a outra será doada a pessoas mais vulneráveis, em feiras livres e para uma entidade que cuida de pessoas idosas. Ele explicou que o município receberá ainda mais mil unidades. “É um reforço importante, chega em boa hora. A máscara protege as pessoas, mas nem todo mundo têm acesso. Então, essa doação vai chegar, justamente, para quem mais precisa”, disse Jeovane.

O lote enviado para Caculé foi produzido a partir de uma ação do Governo da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Somente na região Sudoeste, serão confeccionadas 900 mil máscaras. A execução do projeto é feita pelo Centro Público de Economia Solidária do Sudoeste e Itapetinga (CESOL Sudoeste), que tem sede em Vitória da Conquista.

Jeovane ressaltou que o deputado Fabrício, com a parlamentar Ivana Bastos (PSD), é o autor da lei que tornou obrigatório o uso de máscaras durante a pandemia. A legislação se baseou em estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) que apontam redução em 50% da proliferação e contágio da Covid-19 com o uso da máscara.


Tags: