-------- PUBLICIDADE --------
3 de janeiro de 2023
Bahia

Ausência de deputados do PP em posse de Jerônimo liga sinal de alerta do governo


A ausência dos deputados do PP, inclusive dos novatos eleitos em 2022, na posse do governador Jerônimo Rodrigues (PT), no domingo (1º), na Assembleia Legislativa da Bahia, ligou o sinal amarelo entre os parlamentares da base de sustentação do Executivo estadual.

Havia a expectativa de que os pepistas marcassem presença como um gesto de que desejam a reaproximação com o PT e a base governista. Muitos já sinalizaram publicamente esse interesse, contrariando, inclusive, o presidente estadual da sigla, o deputado federal eleito João Leão, outrora vice-governador.

Em abril, o PP baiano elege um novo presidente na Bahia. Os deputados estaduais do partido esperam que Leão não dispute a reeleição mais uma vez ao posto e que seja escolhido um nome que possa facilitar uma nova aliança com os petistas, de forma unificada. Estão no páreo os deputados federais Mário Negromonte Júnior e Ronaldo Carletto. Até lá, a bancada na Assembleia deve permanecer independente oficialmente.

Na solenidade de posse de Jerônimo, o único deputado estadual da oposição presidente foi Samuel Júnior (Republicanos), que representou a bancada. Ele é, inclusive, um dos nomes cotados para ser líder da minoria. Os governistas acreditam que a maioria poderá ser formada por até 40 deputados no Legislativo, mas isso se os pepistas, que elegeram seis, migrarem para a base.