• Início
  • ››
  • Bahia
  • ››
  • Bahia discute legislação para uso e exportação de energias renováveis
-------- PUBLICIDADE --------
11 de outubro de 2023
Bahia

Bahia discute legislação para uso e exportação de energias renováveis

Foto Sudoeste Acontece

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou nesta quarta-feira (11) que a sua gestão já estuda um mapa do hidrogênio verde, combustível obtido por meio de fontes de energia renováveis. Ele falou sobre o tema ao listar o potencial do estado no segmento, como os parques eólicos e de energia solar implementados pelos antecessores Jaques Wagner e Rui Costa.

“Estamos falando de uma nova Bahia, lastreada com o conjunto de ações. A Bahia hoje é possibilidade de investimentos nas energias renováveis. O governador Jaques Wagner, lá atrás, talvez nós nem olhássemos com olhar de bom entendedor, lançou um atlas, um mapa da geografia da energia eólica. Foi desenhado, para discutir com o mercado, ambientalistas e a sociedade, um mapa que orienta os investimentos da energia eólica”, disse o governador, durante assinatura de um contrato entre a Bahiagás e a GNLink para ampliar fornecimento de gás natural no estado baiano. O contrato é de R$ 160 milhões.

“Rui deu continuidade e apresentou a Bahia, ao Brasil e ao mundo um mapa da geografia da energia solar, e já está em minhas mãos, uma parceria com a Fieb [Federação das Indústrias do Estado da Bahia], minhas secretarias e os estudiosos, um mapa da energia do hidrogênio verde”, acrescentou Jerônimo.

De acordo com ele, também está em discussão uma legislação para o setor, bem como a regulamentação para o uso, produção e exportação de energias renováveis e do hidrogênio verde.

“Nós estamos tratando esse momento como uma nova Bahia. Falando de uma indústria na Bahia produzindo tecnologia de descarbonização da economia. Podemos falar tranquilamente de um mapa ofertado, e já bastante ampliado, de produção de energia solar, de energia eólica, de hidrogênio verde, de biomassa. A Bahia tem esse potencial. Nossos parques eólicos podem ser híbridos. Podem produzir energia solar durante o dia e eólica, à noite”, disse.

O governador afirmou ver como um “incentivo” à descarbonização o projeto de lei que garante isenção de IPVA para carros elétricos de até R$ 300 mil, medida anunciada na esteira da instalação da montadora BYD em Camaçari. Veículos acima desse valor serão incentivados com a alíquota de apenas 2,5% de imposto automotivo.

“Para esse momento, a intenção é que a gente possa priorizar carros totalmente elétricos”, afirmou Jerônimo.