-------- PUBLICIDADE --------
7 de novembro de 2021
Brumado

Brumado: acusado de pôr fogo em esposa vai a júri popular

Da Redação

Foto Sudoeste Acontece

Vai a júri popular nesta segunda-feira (8), Márcio dos Santos Silveira, de 43 anos, acusado de pôr fogo na esposa Genilza de Aguiar Morais, de 28 anos. O crime ocorreu na noite 20 de junho de 2008, na residência do casal, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado. De acordo com a pronuncia, o réu era ciumento e queria que a esposa deixasse o emprego.

Na noite do crime, o casal completava 47 dias que estavam casados. Segundo os autos, o esposo teria jogado álcool na vítima e colocado fogo. Ela (vítima), foi socorrida horas depois do fato para o hospital municipal, mas, devido a gravidade das queimaduras (50% do corpo queimado), foi transferida para Salvador, onde morreu 14 dias depois.

 A vítima trabalhava em uma famosa loja de caçados e confecções na cidade. Consta nos autos que, vizinhos e parentes ouviram Genilza gritar “Márcio! Para que você fez isso comigo, eu te amo. Me leva para o hospital”. “Não faça isso comigo, Márcio, eu te amo, Márcio, nunca lhe traí”; por várias vezes a vítima repetiu essa frase; em seguida a vítima pedia que Márcio a levasse ao hospital, e também pedia para pegar o roupão; os pedidos da vítima pareciam em vão, pois a testemunha não escutava a voz do marido. O acusado nega que teria colocado fogo na esposa.   

O tribunal do júri é um mecanismo do exercício da cidadania e demonstra a importância da democracia na sociedade. Isso porque o órgão permite ao cidadão ser julgado por seus semelhantes e, principalmente, por assegurar a participação popular direta nos julgamentos proferidos pelo Poder Judiciário.

Em um júri popular são sorteados 25 cidadãos para comparecer ao julgamento. Destes, apenas sete são sorteados para compor o conselho de sentença que irá definir a responsabilidade do acusado no crime. Ao final do julgamento, o colegiado popular deve responder os chamados quesitos, que são as perguntas feitas pelo presidente do júri sobre o fato criminoso em si e as demais circunstâncias que o envolve. 


Tags: