-------- PUBLICIDADE --------
8 de dezembro de 2021
Cidades

Conquista: Câmara aprova projeto que cria Diploma José Pedral para profissionais da construção civil

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista aprovou, nesta terça-feira (7), o Projeto de Lei Ordinária nº 146/2021, de autoria do vereador Luís Carlos Dudé (MDB), presidente do legislativo, que dispõe sobre a criação do Diploma José Fernandes Pedral Sampaio, um título de mérito aos profissionais da Construção Civil: Engenheiro e Arquiteto em destaque.

O Diploma José Pedral será entregue anualmente em Sessão Solene, no segundo domingo de outubro, quando se comemora o Dia Municipal do Trabalhador da Construção Civil. Na solenidade serão contemplados seis profissionais da área, ativos e inativos, que se destacaram no progresso, pesquisa, incentivo e exercício da construção civil, contribuindo para o aprimoramento, crescimento e desenvolvimento de Vitória da Conquista.

O título é uma homenagem ao ex-prefeito de Conquista, ex-secretário estadual da Bahia e engenheiro civil, José Fernandes Pedral Sampaio, que faleceu no dia 16 de setembro de 2014, aos 89 anos.

“Pedral pensou Vitória da Conquista no futuro e trabalhou para que esse sonho se tornasse real, ele foi um dos maiores engenheiros que essa cidade já teve, um político de mãos limpas, um ser humano ímpar”, disse Dudé, autor da proposta, acrescentando:

“Pedral viveu intensamente o município de Vitória da Conquista e todas as homenagens a ele são legítimas”.

Após aprovação na Casa, o projeto segue para as mãos da prefeita Sheila Lemos (DEM) para sanção ou não.

José Pedral Sampaio

José Pedral Sampaio, como era conhecido, nasceu em 12 de setembro de 1925, em Vitória da Conquista, sendo filho do engenheiro Sifredo Pedral Sampaio e dona Maria Fernandes Pedral Sampaio.

Neto do Coronel Gugé, líder da política conquistense por quase 20 anos, José Pedral foi prefeito do município entre 1963 e 1964, tendo o mandato cassado pela Ditadura Militar após 13 meses. Posteriormente, assumiu a administração do município de 1983 a 1987, quando se tornou secretário estadual de Transportes.

Voltou à Prefeitura em 1989, ficando na gestão até 1996.