• Início
  • ››
  • Eleições 2022
  • ››
  • Eleições 2022: Ciro cobra Lula sobre famílias endividadas e desemprego nos governos do PT
-------- PUBLICIDADE --------
30 de setembro de 2022
Eleições 2022

Eleições 2022: Ciro cobra Lula sobre famílias endividadas e desemprego nos governos do PT

Ex-ministro da Integração Nacional no primeiro governo de Lula (PT) (2003-2006), Ciro Gomes (PDT) cobrou o antigo aliado sobre a performance petista no poder. A interação aconteceu no primeiro bloco do debate da Rede Globo, na noite desta quinta-feira, 29.

Ao formular a sua pergunta, Ciro citou números econômicos combinados dos governos Lula e Dilma Rousseff, mas sem citar a ex-presidente.

“Como é que o senhor explica que, depois de 14 anos de governo do PT, os cinco brasileiros mais ricos acumulassem, como acumulam hoje ainda, o que possuem os cem milhões de brasileiros mais pobres? Números oficiais: o desemprego chegou perto de 12% ao fim desses 14 anos, explodiu o endividamento das famílias. É isso que o senhor deseja repetir se tiver a ventura de presidir novamente o Brasil?”, perguntou Ciro.

Lula retrucou citando um suposto nervosismo de Ciro Gomes e disse que nos governos do PT os mais pobres tiveram 80% de aumento real na sua renda e que 22 milhões de empregos foram criados. O candidato do PDT rebateu a versão do adversário petista.

“São números oficiais: o PT concentrou na mão de 85% das transações financeiras na mão de cinco bancos, impôs a maior taxa de juros do planeta, o que destruiu a economia popular, seis milhões de empresas estão no Serasa, e arrebentou o crédito das famílias. Quando acabou o período do PT, 63 milhões e 400 mil famílias estavam humilhadas no SPC (serviço de proteção ao crédito) e no Serasa”, reforçou.