-------- PUBLICIDADE --------
12 de agosto de 2022
Cidades

Operação do Ministério Público prende PMs investigados por execução sumária em Conquista

Por Washington Tiago

A justiça afastou seis policiais militares nesta sexta-feira (12), entre eles dois oficiais. Os militares são suspeitos de homicídio qualificado ocorridos em 2018 e 2019 na cidade Vitória da Conquista.

De acordo com o Ministério Público e a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP), a Operação Verdugo cumpriu nove mandados de busca e apreensão.

A ação ocorreu nos municípios de Salvador, Vitória da Conquista, Lauro de Freitas e Contendas do Sincorá. Foram apreendidas quatro armas de fogo, três na capital e uma em Contendas do Sincorá, além de cofres e munições, em Vitória da Conquista.

Duas companhias da PM em Conquista e um Batalhão da Polícia Militar em Lauro de Freitas foram alvos da operação. A Justiça determinou o afastamento cautelar dos PMs da função pública por um período de um ano.

Segundo o MP, a ação decorre de dois inquéritos policiais deflagrada por meio dos Grupos de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (GEOSP) e de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do MP, e pela Força-Tarefa de Combate a Grupos de Extermínio e Extorsão da SSP. 

Conforme as investigações, os PMs, à época do crime, eram lotados em Vitória da Conquista. Os militares estavam em serviço quando teriam executado Valdomiro de Jesus Meira Filho e Thiago Menezes de Oliveira.

O crime ocorreu dentro da residência de uma das vítimas. A polícia apura suposto envolvimento das vítimas com o tráfico ilícito de drogas. Até o momento, a defesa dos envolvidos e nem o Comando da Polícia Militar manifestaram sobre a operação.